Goiânia é uma cidade bem jovem quando comparada a outras gigantes do país, mas nem por isso deixa de ter boas histórias para contar. O que muita gente não sabe, principalmente os mais jovens, é que a história da nova capital goiana começou lá atrás, antes mesmo de estas terras ganharem o nome que conhecemos atualmente. Tudo começou com o Setor Campinas, que por sinal, já foi considerado um município de Goiás, sabia disso? No entanto, com a ideia de transferir a capital, a região acabou perdendo sua soberania de ser chamada de cidade e foi simplesmente integrada ao município que ainda estava nascendo.
Mas vale lembrar que isso não significa que o lugar deixou de ser importante, pelo contrário! Com 208 anos de existência, é reconhecido atualmente como um dos principais polos comerciais de Goiânia, sendo que muitos ainda consideram a região como uma grande “mãe” da capital. Ao longo dos anos, o Setor Campinas acabou perdendo suas características bucólicas e se desenvolveu de forma surpreendente. Boa prova disso é o trânsito intenso encontrado por ali, classificado como um dos mais movimentados da cidade.
Conhecendo a história do Setor Campinas, em Goiânia
O movimento em Campinas teve início por conta da mineração. Diversos mineradores começaram a sair da cidade de Pilar de Goiás na esperança de encontrar ouro às margens do ribeirão Anicuns, já que naquele período havia muito areia branca por ali.
Entretanto, ninguém conseguiu encontrar nada realmente valioso no local, ocasionando apenas em frustração. Por outro lado, os garimpeiros começaram a construir suas moradias por estas terras, ainda nas primeiras décadas do século 19, por volta de 1810.
Inicialmente chamada de “Arraial de Campinas”, o aniversário do setor é comemorado no dia 8 de julho, que provavelmente foi a data em que desbravadores de Minas Gerais e também de outras regiões do estado chegaram por lá.
E foi em 1853 que o local foi categorizado como “freguesia”, já que passou a fazer parte da antiga Vila de Bonfim, conhecida nos dias de hoje como Silvânia. Já em 1907 alcançou o título de “vila” e, sete anos depois, foi finalmente denominado como “município brasileiro do estado de Goiás”. Bem, o restante da história já é de se imaginar, não é mesmo? Conforme mencionado anteriormente, o local foi novamente integrado e passou a fazer parte de Goiânia.
Atualmente, o Setor Campinas é bastante conhecido por abrigar intenso comércio especializado e popular, com lojas encontradas principalmente ao longo das Avenidas 24 de Outubro e Anhanguera. Para se ter noção de sua vasta importância econômica, a região arrecada aproximadamente 74% de impostos da cidade.
Conhecendo as principais atrações do Setor Campinas, em Goiânia
1 – Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Mais conhecida como Basílica de Campinas, se encontra pertinho de uma das praças mais bonitas de Goiânia, com um lindo jardim. De fácil acesso, foi inaugurada em 1949, apelidada carinhosamente de “Conventão”.
Com ampla estrutura e um projeto arquitetônico realmente encantador, não é à toa que a igreja é uma das principais atrações do Setor Campinas, não apenas para os católicos e religiosos, mas também para todos que se encantam pela história da região. Vale a pena conhecer! Clique aqui para mais informações sobre a paróquia.
Telefone para contato: (62) 3533-5310
Endereço: R. Rio Grande do Sul, S/N – Praça Santo Afonso, Goiânia – GO, 74001-970
2 – Estádio Antônio Accioly
Mais uma das principais atrações do Setor Campinas, em Goiânia, o estádio pertence ao Atlético Clube Goianiense, sediando suas partidas em campeonatos regionais e contra outras equipes de pequeno porte em campeonatos nacionais.
Fato é que o estádio acabou passando por momentos bem ruins e chegou até mesmo a ser demolido e abandonado, no entanto, em um ato de reestruturação, o Atlético conseguiu voltar a ativa e o Antônio Accioly foi reconstruído em 2005, sendo que sua última reforma foi em 2018. Atualmente possui capacidade para 10.501 espectadores.
Telefone para contato: (62) 3292-3132
Endereço: Av. Perimetral, 921 – St. Campinas, Goiânia – GO, 74520-110
3 – Praça Joaquim Lúcio
A praça é um dos maiores símbolos do Setor Campinas, representando uma memória viva da região. Nascida antes mesmo da inauguração de Goiânia, se encontra na Avenida 24 de Outubro e faz uma homenagem ao coronel goiano Joaquim Lúcio.
O principal atrativo da praça é o pequeno coreto que se encontra por ali, um charme. Mas além disso, ainda é possível encontrar um busto do coronel, jardins bem cuidados e encantadores, e alguns quiosques para você matar a fome enquanto aprecia a vista e as sombras do ambiente. Se você ainda não conhece, vale a pena!
Endereço: Praça Joaquim Lúcio, s/n – St. Campinas, Goiânia – GO, 74515-020
4 – Mercado Municipal de Campinas
Não há como falar sobre o Setor Campinas sem mencionar seu Mercado Municipal. Por ali é possível encontrar de tudo um pouco, com excelente variedade em produtos alimentícios, temperos e utensílios. Tudo é vendido fresquinho e você sempre encontra qualidade, representando um bom lugar para fazer suas compras! Clique aqui e confira um pouquinho mais sobre os produtos que você pode encontrar!
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 18h / sábado, das 6h30 às 15h
Telefone para mais informações: (62) 3088-0968
Endereço: Av. São Paulo, 361 – St. Campinas, Goiânia – GO, 74510-020
5 – Biblioteca Municipal Cora Coralina
A Biblioteca Municipal Cora Coralina funciona atualmente no prédio do antigo Palace Hotel, no Setor Campinas, em Goiânia. O projeto arquitetônico do local conta com traços no estilo art déco, que marcou as primeiras construções da capital.
Em uma homenagem a Cora Coralina, o acervo do local oferece cerca de 23 mil livros para todos os interesses, representando um marco do setor, sendo ainda bastante frequentado por diversas pessoas.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 21h
Telefone para mais informações: (62) 3524-1975
Endereço: Av. 24 de Outubro, 120 – St. Campinas, Goiânia – GO, 74505-010