Se você ainda não conhece Brasília, não imagina quanta beleza está perdendo! A cidade é marcada por traços, cores e paisagens realmente exuberantes, com diversos pontos turísticos interessantes. No entanto, vale destacar que seus maiores atrativos ficam por conta de suas construções, que em boa parte resultaram da genialidade do conhecido arquiteto Oscar Niemeyer, bem como de Athos Bulcão e Burle Marx, que também participaram do projeto das mais belas obras arquitetônicas da cidade. E se você está pensando em fazer uma visita e já está procurando o que fazer em Brasília, podemos ajudar!
Com o título de patrimônio da humanidade, concedido pela Unesco, a cidade oferece atrações para todos os gostos, mas principalmente para quem pretende conhecer um pouquinho mais sobre a história da capital e contemplar seus belos prédios.
Portanto, nós aqui do Portal Dia Online preparamos uma listinha especial, com lugares imperdíveis na capital brasileira, contemplando ainda alguns lugares para relaxar e curtir a paisagem. Certamente será possível encontrar aquele passeio que é mais a sua cara! Dá uma olhada!
Procurando o que fazer em Brasília? Conheça os principais pontos turísticos:
1 – Pontão do Lago Sul
Se você está procurando o que fazer em Brasília, não dá para deixar de visitar o Pontão do Lago Sul. Localizado ao longo do lago Paranoá, também considerado como uma das principais atrações, é um lugarzinho bem especial onde se encontram badalados restaurantes, bares e cafés da capital, que ainda oferecem belíssimas vistas para o lago e para a ponte JK.
No entanto, se a sua intenção for realmente apenas apreciar a paisagem, é possível se deparar com lindas alamedas de palmeiras e espaços de convivência, que permitem fotos incríveis e experiências únicas! Vale muito a pena fazer uma visita! Para saber um pouquinho mais sobre o ambiente em si e os estabelecimentos encontrados por lá, basta clicar aqui. Sem dúvida, um dos principais pontos turísticos!
Horário de funcionamento: domingo e segunda, das 7h às 00h / terça a quinta, das 7h à 1h / sexta e sábado, das 7h às 2h
Telefone para mais informações: (61) 3364-0580
Endereço: SHIS Ql 10, Lote 1/30 – Lago Sul, Brasília – DF, 71630-100
2 – Ponte JK
A Ponte JK também é considerada como um dos principais pontos turísticos em Brasília, atraindo centenas de pessoas devido a sua arquitetura arrojada e diferente. De autoria do arquiteto Alexandre Chan, a estrutura é formada por três arcos metálicos em forma de meia lua.
Ligando as saídas do Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul, conta com longos 1.200 metros de extensão, compondo uma paisagem absurdamente incrível que pode ser apreciada de longe ou mesmo lá de cima.
3 – Jardim Botânico de Brasília
Para quem está procurando o que fazer em Brasília, o Jardim Botânico precisa entrar no roteiro. O ambiente é simplesmente encantador, proporcionando aos visitantes momentos de lazer, descanso e até mesmo aprendizado, caracterizando um dos mais visados pontos turísticos na capital.
Apenas para que você tenha ideia do quão importante é o ambiente, é responsável por salvaguardar uma das maiores unidades de conservação em perímetro urbano do Brasil, preservando áreas do cerrado que são consideradas de extrema importância.
É claro que, por tal razão, boa parte do Jardim é fechada, no entanto, são mais de 500 hectares liberados para visitação, onde é possível praticar diversas atividades como caminhada, ciclismo e trilhas. Nada melhor que levar a família ou os amigos para curtirem um pouquinho! Para mais informações sobre esse lugar incrível, basta clicar aqui.
Telefone para mais informações: (61) 3366-5597
Endereço: Smdb Conjunto 12 – Lago Sul, Brasília – DF, 71680-001
4 – Praça dos Três Poderes
Longe de ser considerada como uma praça tradicional, o lugar é um dos maiores símbolos de Brasília, encontrado entre os três edifícios que representam os três poderes da República – Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Projetada por Oscar Niemeyer, é um lugar indispensável para quem está buscando o que fazer em Brasília.
Embora a praça em si não tenha grandes atrativos a não ser a bela vista dos prédios, vale considerar uma visita ao Congresso, por exemplo, que conta com guias que podem explicar tudo sobre o lugar (explicaremos mais sobre as visitas ao longo da matéria).
5 – Santuário Dom Bosco
O Santuário foi desenvolvido pelo arquiteto Carlos Alberto Naves, em uma bela homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco (Dom Bosco). É uma das igrejas mais conhecidas não apenas da capital, mas também de todo o Brasil, se destacando por sua beleza e monumentalidade, que ficam expostos em seus 12 vitrais de tom azul em degradê, representando o céu. Assim, representa também um dos principais pontos turísticos.
Independente de suas crenças, uma visita ao lugar se torna indispensável para quem está buscando o que fazer em Brasília. A estrutura em si é uma verdadeira obra de arte e garante cenários simplesmente maravilhosos, com iluminações diferentes a cada hora do dia. Vale a pena conhecer e se encantar com toda a imponência! Para mais detalhes, clique aqui.
Telefone para mais informações: (61) 3223-6542
Endereço: SEPS Quadra 702 – Asa Sul, Brasília – DF, 70330-710
6 – Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Assim como tantas outras construções em Brasília, esta também possui autoria de Oscar Niemeyer, com a diferença de que foi o primeiro monumento a ser criado na capital. Sua estrutura, com 16 colunas de concreto e 70 metros de diâmetro, foi finalizada ainda em 1960, mas foi inaugurada apenas 10 anos mais tarde, em 31 de maio de 1970.
O lugar é belíssimo em todos os sentidos. Na praça de acesso ao templo, por exemplo, é possível encontrar 4 esculturas feitas em bronze e que representam os evangelistas, cada uma com 3 metros de altura.
Já no interior da catedral, mais beleza ainda! Completamente envidraçada e com muita arte ao redor, o ambiente possui um aspecto praticamente divino, encantando até mesmo aqueles com menos fé. É lindo de se ver! Para mais detalhes, clique aqui.
Telefone para mais informações: (61) 3224-4073
Endereço: Esplanada dos Ministérios lote 12 – Brasília, DF, 70050-000
Se ainda está procurando o que fazer em Brasília, visite os museus!
7 – Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Um dos museus mais conhecidos em todo o Brasil, funciona também como um grande centro cultural, recebendo eventos e peças com certa frequência. Encontrado no Edifício Tancredo Neves, bem pertinho da Ponte JK, representa mais uma estrutura projetada pelo grande Oscar Niemeyer.
No finalzinho da década de 1990, foi preciso reformar algumas instalações do prédio para que pudesse receber o CCBB Brasília, com o intuito de inserir a capital no roteiro internacional de grandes eventos e produções culturais. Assim, inaugurado em 12 de outubro de 2000, o CCBB é nada menos que a terceira instituição cultural mais visitada do país e a 38ª no mundo, segundo o ranking da The Art Newspaper (abril/2014).
Além de uma estrutura moderna e imponente, o complexo ainda oferece para seus visitantes galerias de arte contemporânea, cinema e um charmoso café. Vale muito a pena conhecer este que é um dos principais pontos turísticos da capital!
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 21h
Telefone para mais informações: (61) 3108-7600
Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 – Edifício Tancredo Neves, Brasília – DF, 70200-002
8 – Museu Nacional
Um dos principais pontos turísticos na capital brasileira, representa um destino indispensável para quem gosta de conhecer um pouquinho melhor a história nacional. Integrante do Conjunto Cultural da República, o museu insere Brasília no circuito internacional das artes, mostrando o que há de melhor na arte brasileira.
Por ali é sempre possível encontrar exposições itinerantes de renomados artistas, abordando temas pertinentes para a sociedade, mostras de filmes, palestras, seminários e muito mais. Clique aqui e confira mais detalhes sobre a estrutura e ainda fique por dentro da programação mensal.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h30
Telefone para mais informações: (61) 3325-5220
Endereço: Setor Cultural Sul – Brasília, DF, 70070-150
9 – Museu do Catetinho
Embora conte com extensão bem menor quando comparado a outros museus, o Catetinho ainda representa um excelente passeio para quem pretende conhecer um pouquinho mais sobre a história da cidade. O ambiente possui um acervo incrível, que remonta aos primeiros passos de Brasília. Vale a pena fazer uma visita e conhecer este que é um dos mais interessantes pontos turísticos!
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone para mais informações: (61) 3338-8803
Endereço: SMPW Km 0 – Trevo do Gama, Brasília – DF, 71745-000
10 – Memorial dos Povos Indígenas
Mais um projeto com autoria de Oscar Niemeyer, foi construído em 1987 e conta com formas em espiral, representando uma maloca dos índios Yanomami. O lugar visa preservar a memória indígena, mostrando aos visitantes o quão diversa e rica é sua cultura, contando com acervo de peças que se referem a várias tribos. A entrada é gratuita. Não deixe de visitar este que é um dos mais interessantes pontos turísticos encontrados na capital!
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 16h30 / sábado e domingo, das 10h às 17h
Telefone para mais informações: (61) 3344-1154
Endereço: Zona Cívico-Administrativa – Brasília, DF, 70297-400
Ainda há muito o que fazer em Brasília!
11 – Palácio do Itamaraty
Lá no comecinho falamos sobre visitas que podem ser feitas em prédios da repartição pública federal. Portanto, que tal conhecer o Palácio do Itamaraty? Inaugurado em 1970, funciona como a sede do Ministério das Relações Exteriores, com um espaço que lembra muito um museu, levando em conta sua importância e toda a história dos artigos encontrados por ali.
Para você ter ideia, os salões do palácio guardam obras de grandes artistas brasileiros ou naturalizados como tal, como Bruno Giorgi, Athos Bulcão, Mary Vieira, Iberê Camargo e muitos outros. Sem contar que a mobília e tapeçaria do local são espetáculos à parte.
Para fazer uma visita é preciso ligar e agendar com antecedência. Tudo funciona de forma guiada, com duração de uma hora gratuita, onde é possível conhecer os 3 andares do palácio. As visitas ainda são oferecidas nos idiomas português, inglês e francês, sendo possível formar grupos de até 25 pessoas por vez.
Para garantir seu agendamento é preciso fornecer algumas informações, a exemplo do dia , horário e idioma desejado, bem como a quantidade de visitantes em seu grupo, nome e telefone de cada um deles. Ah, e durante os dias úteis visitantes não podem entrar usando bermudas, regatas, vestidos ou saias curtas, shorts e nem chinelos. Para mais detalhes, clique aqui.
Horários de visitas: em dias úteis e aos fins de semana acontecem às 9h, 10h, 16h e 17h
Telefone para agendamentos e mais informações: (61) 2030-8051
Endereço: Zona Cívico-Administrativa BL H – Brasília, DF, 70170-900
12 – Supremo Tribunal Federal
O STF é um dos prédios mais bonitos em toda Brasília e, curiosamente, também representando um dos principais pontos turísticos da cidade, atraindo diversas pessoas diariamente. Com obras de arte bem distribuídas em seu interior e ainda oferecendo um museu com um plenário da antiga sede do Rio de Janeiro, é um lugar marcado por muita história e que sem dúvida, ainda representa um ambiente importantíssimo para as leis e constituições brasileiras.
Se você pretende conhecer um pouquinho melhor o Palácio do STF, é possível participar de visitas guiadas e gratuitas, que acontecem de segunda a sexta, às 10h e 11h, e também nas segundas, terças e sextas, às 14h, 15h, 16h e 17h.
É preciso fazer o agendamento de forma antecipada e os grupos podem ter no máximo 30 pessoas. Não é preciso utilizar trajes formais, mas também não será permitida a entrada com trajes esportivos. A visita dura cerca de uma hora e é indispensável a apresentação de um documento de identificação com foto. Para mais informações, clique aqui.
Telefone: (61) 3217-3000
Endereço: Praça dos Três Poderes, Brasília – DF, 70175-900
13 – Palácio da Justiça
Sem dúvida, o prédio mais bonito e imponente da esplanada dos ministérios, com diversas cascatas artificias que se destacam em meio ao concreto. Funcionando como a sede do Ministério da Justiça, ainda é possível encontrar arcos e um lindo espelho d’água por ali. A visitação pode ser feita apenas na área externa.
Endereço: Praça dos Três Poderes – Brasília, DF, 70297-400