Não é preciso ir muito longe para conhecer lugares realmente incríveis. Temos aquela mania de sempre querer viajar para fora do estado ou até mesmo do país, sem ao menos conhecer nossas cidades turísticas. É claro que não há regra quanto a isso, mas é importante fomentar o turismo local e incentivar que outras pessoas conheçam essas maravilhas que temos tão pertinho de nós. Um excelente exemplo é a cidade de Pirenópolis, que atrai pessoas não apenas da região mas também de vários outros lugares. Portanto, se você vai “turistar” por lá mas ainda não sabe o que fazer em Pirenópolis, podemos te dar uma ajudinha!
O município foi um dos primeiros do estado, agregando enorme valor cultural e histórico para o povo goiano. Já foi considerado como um dos mais importantes centros urbanos entre os séculos 18 e 19, já que a mineração de ouro, o comércio, agricultura e produção de algodão estavam em alta na região.
Atualmente, a cidade é considerada como um de nossos maiores patrimônios, não apenas por ser uma das mais visadas quanto ao turismo, mas também por preservar a arquitetura colonial e outras características que remontam aos primeiros passos de Goiás. Conheça um pouquinho mais sobre Piri e já organize o roteiro perfeito para sua viagem!
O que fazer em Pirenópolis durante o dia?
Se você está procurando o que fazer em Pirenópolis e é do tipo que prefere aproveitar o claro do dia, existem inúmeras alternativas para curtir. Em Piri (conforme é carinhosamente chamada) você pode levar a família ou os amigos para desfrutarem de momentos únicos e inesquecíveis, marcados por passeios realmente deslumbrantes.
A cidade oferece um leque enorme de atividades para todos os gostos. Portanto, é sempre possível encontrar cachoeiras, trilhas e boa comida em toda a cidade. E para quem gosta mesmo é de conhecer um pouquinho melhor a história do lugar, o centro histórico é um destino imperdível, onde é possível ter contato com as antigas construções, que remontam a arquitetura colonial e, por incrível que pareça, ainda se encontram em perfeito estado de conservação.
Nada melhor que observar as casinhas presentes por ali, capazes de nos levar a uma “viagem no tempo”. Sem duvida o lugar rende boas fotos! Ao longo da matéria entraremos em mais detalhes sobre cachoeiras e espacinhos bem bacanas que você não pode deixar de conhecer!
E o que fazer em Pirenópolis durante a noite?
Embora o forte da cidade esteja em suas cachoeiras, é claro que ainda é possível aproveitar outros pontos turísticos durante a noite. Portanto, se você é uma criatura noturna e não pretende perder tempo, mostraremos um pouquinho sobre o que fazer em Pirenópolis também durante as altas horas.
Se você ainda não conhece a cidade, te apresentamos a Rua do Rosário, popularmente conhecida como Rua do Lazer. O ambiente se transforma em um verdadeiro ponto de encontro entre turistas durante a noite, sendo possível encontrar boa variedade de estabelecimentos, como bares e restaurantes, que agradam até os mais exigentes gostos.
Assim, a passagem de carros fica impedida e a confraternização pode acontecer livremente, dando espaço para mesas e cadeiras ao ar livre, onde a rua vira um verdadeiro salão de comes e bebes, perfeita para reunir a galera e jogar uma boa conversa fora. Vale a pena!
Conhecendo melhor o Centro Histórico de Piri
Se você está procurando o que fazer em Pirenópolis, o Centro Histórico da cidade é uma parada obrigatória. É quase inevitável que todo turista passe por ali, mas fato é que nem sempre as pessoas se dão conta da importância e riqueza presentes no lugar.
Dono de inúmeras belezas naturais, o centro de Piri ainda guarda consigo muita história para contar. Ornado com casarões e igrejas construídos ainda no século 18, um dos principais destaques vai para a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que além de um projeto arquitetônico belíssimo, ainda conta com um lindo museu de arte sacra que pode ser contemplado por todos os visitantes.
Com muita arte, ainda é possível se deparar com uma imagem do Senhor do Bonfim no altar-mor, que foi trazida da Bahia e esculpida em madeira, apresentando tamanho natural. Se dúvidas, a igreja é um símbolo tradicional da cultura de Pirenópolis, representando um dos mais frequentados pontos turísticos do centro. A igreja fica fechada para visitações apenas nos dias de terça e quarta, sendo possível visitar nos outros dias entre 7 horas e 17 horas.
Ponte Pênsil Dona Benta também é um dos pontos turísticos da cidade
Se você gosta de sensações diferentes, aqui temos um lugarzinho mais do que especial para se aproveitar. A ponte é suspensa, sustentada por cabos de aço e construída em madeira. Serve apenas para passagem de pedestres e se encontra sobre o Rio das Almas.
Ao passar por ali você pode sentir o leve balançar da ponte, o que acaba sendo desconfortável para alguns e bem interessante para outros. Ao redor a paisagem é simplesmente linda, rendendo boas fotos. É um atrativo bem diferente e que vale a pena a visita!
Endereço: R. Biquinha, 110-148 – Vila Pequizeiro, Pirenópolis – GO, 72980-000
Conhecendo o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo
Para começar, é preciso dizer que não há nenhum exagero em chamar o lugar de “santuário”, já que é realmente isso que encontramos por ali. A natureza parece encontrar seu refúgio, em um ambiente tão esplendoroso e rico que fica até difícil acreditar que seja real.
Para os apaixonados pelo meio ambiente o santuário representa um verdadeiro paraíso, onde é possível ter contato com diversos espaços verdes, trilhas que levam para a mata, córregos e uma linda piscina natural.
Atualmente, o local é auto-sustentável e oferece ainda diversos programas de turismo, educação ambiental e na elaboração de produtos do cerrado em iguarias surpreendentes. Como outros serviços, ainda é possível participar de rapel e arvorismo.
É um lugar sem igual e que deve ser incluído em seu roteiro de viagem! Para quem procura o que fazer em Pirenópolis, é a pedida certa! Conheça mais sobre o santuário clicando aqui.
Telefone: (62) 3335-8515
Endereço: Rua Frota, S/N – Alto do Carmo, Pirenópolis – GO, 72000-980
Fazenda Babilônia
Para quem vai até Piri em busca em sossego e muito contato com a natureza, a Fazenda Babilônia também é uma excelente escolha! Apenas para que você tenha ideia, o ambiente foi construído ainda no fim do século 18, carregando consigo um imenso valor histórico que vem sendo preservado por séculos.
Foi tombado como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, e inscrito no Livro de Belas Artes. Com estilo colonial e inúmeros muros de pedras, os turistas podem fazer uma viagem no tempo e perceber um pouquinho de como era viver naquele tempo, onde infelizmente, a escravidão ainda estava presente.
A fazenda, por sinal, foi construída por escravos e possui pontos estratégicos que formavam os lugares de onde o senhor vigiava a casa e a senzala. Por outro lado, atualmente a casa oferece diversos serviços para seus visitantes, que além de poderem presenciar paisagens deslumbrantes, ainda podem se deliciar com o melhor da gastronomia, em refeições preparadas com mais de 40 itens produzidos com produtos da própria fazenda. Clique aqui e conheça melhor a fazenda.
Telefone: (62) 99294-1805
Endereço: GO-431, s/n – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000
Conheça também o Parque Estadual da Serra dos Pirineus
Conhecido também apenas como Parque dos Pirineus, é um destino imperdível para quem está procurando o que fazer em Pirenópolis. Se você tiver tempo para dar uma esticadinha até o ambiente, com certeza não irá se decepcionar!
Com ampla extensão, além de Piri o parque ainda abrange os municípios de Corumbá de Goiás e Cocalzinho, se estendendo por quase 3 mil hectares. Fazer uma visita até lá é uma experiência única na vida, garantindo momentos inesquecíveis.
Por ali é possível encontrar verdadeiros tesouros do cerrado rupestre, sem contar as diversas trilhas, cachoeiras com poços para banho e o Pico dos Pirineus, que guarda em seu cume uma capela dedicada à Santíssima Trindade. É um lugar lindíssimo!
Aproveite para levar lembrancinhas da cidade
Pirenópolis é uma cidade que valoriza muito a produção de artesanato, portanto, é sempre possível encontrar a lembrancinha perfeita para levar de recordação ou para presentear aquela pessoa especial.
No próprio Centro Histórico você encontra algumas lojinhas que oferecem produtos encantadores para todos os gostos, sem contar que ainda é possível encontrar peças que lembrem as festas típicas de Piri, como as Cavalhadas ou a Festa do Divino Espírito Santo.
Assim, além de levar consigo um pouquinho do que há de melhor dessa terrinha, você ainda ajuda a fomentar o comércio local!
Cachoeiras
Ah, e o que dizer sobre as cachoeiras em Piri? Para muitos, os principais pontos turísticos da cidade, com garantia de muito lazer! Portanto, se você ainda não sabe bem o que fazer em Pirenópolis, aproveitar estes lindos recursos naturais pode ser a escolha certa!
Algumas são feitas apenas para que os turistas admirem sua beleza, enquanto isso, outras permitem banhos e até mesmo aventuras de rapel. No entanto, é válido lembrar que muitas se encontram em reservas ecológicas ou propriedades privadas, fazendo com que os visitantes precisem desembolsar determinado valor para conhecê-las.
Também é recomendado a contratação de um guia, já que nem todas elas possuem fácil acesso e normalmente é preciso percorrer longas trilhas. Questão de segurança! Em todo caso, listaremos abaixo algumas entre as mais frequentadas cachoeiras em Pirenópolis e que você precisa conhecer! Confira!
1 – Cachoeira dos Dragões
Para quem procura o que fazer em Pirenópolis e não pretende deixar de conhecer cachoeiras incríveis, aqui temos uma das melhores opções! Formada por um complexo de 8 cachoeiras, o local é simplesmente paradisíaco e garante paisagens encantadoras.
O acesso é um pouco difícil, feito por meio de uma trilha com aproximadamente 4,3 km. O chão é de terra em praticamente todo o percurso, o que pode ser ainda mais complicado para quem estiver com crianças ou idosos.
No entanto, alguns garantem que é possível chegar até lá de carro, dependendo da potência do veículo e das condições da estrada. De qualquer forma, o esforço é completamente recompensado assim que se chega no lugar! Clique aqui e confira detalhes!
Telefone para mais informações: (62) 98321-0012
Endereço: Rodovia Go 338 | Várzea do Lobo, Pirenópolis, Goiás 72980-000, Brasil
2 – Cachoeira do Abade
Considerada como uma das mais belas cachoeiras em Piri, não dá para ficar de fora do seu roteiro! Localizada na região dos Pirineus, é um verdadeiro patrimônio natural, seja por sua beleza ou pela história que guarda. Apenas para que você tenha ideia, chegou a abrigar a maior lavra de ouro da região no século 18.
Atualmente, a cachoeira é encontrada nas margens do Rio das Alma, cercada por muita natureza, compondo um cenário deslumbrante. Seu acesso pode ser feito por meio de duas trilhas, sendo uma mais curta e mais fácil, e outra mais longa e um pouco mais difícil, mas que ainda garante a passagem por outros lugares tão belos quanto. Clique aqui e confira detalhes.
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 16h
Telefone para mais informações: (62) 99870-9591
Endereço: Estrada dos Pireneus, Km 17, s/n Cidade dos, R. Pireneus, Pirenópolis – GO, 72980-000
3 – Cachoeira do Rosário
Esta é, sem dúvida, uma das cachoeiras mais procuradas em Piri. Segundo os visitantes, logo na entrada já é possível contar com um atendimento todo especial, fazendo com que as pessoas tenham aquela sensação de conforto e acolhimento.
Chegando na cachoeira, é possível vislumbrar uma linda queda d’água de 40 metros, sendo que aqueles com espirito mais aventureiro ainda podem praticar rapel e terminar o passeio em uma maravilhosa piscina natural.
Além disso, ainda é possível tomar banho por ali e contar com trilhas bem sinalizadas. Vale a pena! Clique aqui e confira os detalhes!
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h
Telefone para mais informações: (62) 98417-6565
Endereço: Fazenda Cachoeira do Rosário – GO-338, Km 25, A direita 10 km, – Saída para Goianésia – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000
4 – Cachoeiras Bonsucesso
Se você ainda está buscando o que fazer em Pirenópolis e não pretende se deslocar por grandes distâncias, as Cachoeiras Bonsucesso são uma boa pedida. Considerada como uma das mais próximas do centro da cidade, oferece águas bem clarinhas e geladas, cercadas por diversas belezas naturais.
Por ali você encontra um complexo de 7 cachoeiras, que são acessadas através de uma trilha que possui escadaria. Apesar disso, estima-se que não há mais que 1 km até a chegada na última cachoeira. Entre elas, a de maior destaque é a da Lagoa Azul, que oferece diversas paisagens paradisíacas para seus visitantes.
Funcionamento: todos os dias, das 8h às 16h
Telefone para mais informações: (62) 99605-1176
Endereço: Fazenda Bonsucesso, R. Bonsucesso, Pirenópolis – GO, 72980-000
5 – Cachoeira Usina Velha
Mais uma boa opção próxima da cidade, conta com percurso tranquilo e poucas áreas com estrada de chão. O lugar é lindo e o poço para banho não é muito fundo, garantindo maior segurança para as crianças, por exemplo.
A queda também não é muito grande, facilitando banho sob suas águas. Além disso, os visitantes ainda podem contar com lanchonete e banheiro nas proximidades, o que dá maior conforto.
Funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h30
Endereço: Acesso pela estrada para o Parque dos Pireneus, Pirenópolis, Goiás 72980-000, Brasil