Não há como negar que os filmes são realmente muito bons. Todos aqueles efeitos visuais e cenas tão bem produzidas que são capazes de nos inserir naquele contexto de forma impressionante. Mas você já teve a sensação de assistir a uma peça no teatro? Embora sejam artes distintas, a premissa é a mesma: a de envolver o público com uma história. A experiência é completamente diferente, desencadeando no público emoções ainda mais fortes, já que é possível ver os atores no ato, sem edições ou cortes. É algo mais intenso, estabelecendo uma relação mais intimista com os espectadores. Mas vai muito além disso, já que os teatros ainda abrem espaço para palestras, shows e diversos eventos de cunho acadêmico ou empresarial. O Teatro Goiânia é sempre um dos mais lembrados da cidade, recebendo eventos de todos os estilos, sempre fomentando a cultura na capital.
Inaugurado em 12 de junho de 1942, é um dos mais belos e importantes centros de artes de Goiânia, considerado como um verdadeiro patrimônio histórico. Foi construído sob a perspectiva dos primeiros projetos arquitetônicos da cidade, integrando a grade de prédios em art déco, um estilo artístico trazido da Europa por Attílio Corrêa Lima, o engenheiro-arquiteto responsável por dar vida para a nova capital.
Com estrutura imponente e carregada de traços geométricos, bem como manda o estilo, o Teatro Goiânia é capaz de mostrar ao que veio. Frequentemente a população pode participar de eventos culturais no ambiente, que sempre contam com acessibilidade, seja em seu espaço físico ou nos valores cobrados. É a opção perfeita para quem não dispensa um bom teatro e ainda faz questão de conhecer os ambientes históricos da cidade.
O Teatro Goiânia e como tudo começou
Assim que a construção do prédio foi concluída, em 1942, o Correio Oficial daquele dia deu a notícia: “A inauguração do Teatro Goiânia vai ser marcada por uma super produção da Metro-Goldwyn-Mayer, na próxima terça-feira“. E olha que o dia foi realmente marcante, levando muita emoção e alegria para aqueles que participaram do evento.
Quem esteve presente pôde ver o então interventor federal do estado, Pedro Ludovico Teixeira, tirar a placa e inaugurar aquela que seria a mais luxuosa casa de espetáculos da nova capital. O momento foi bastante comemorado e tudo parecia muito moderno e à frente do seu tempo, já que o evento marcava o início de uma nova era em relação às artes e cultura.
E foi bem ali que aconteceu o Batismo Cultural da cidade. Na estreia houve a exibição do filme “Divino Tormento“, com Janette MacDonald e Nelson Eddy.
O simbolismo do Teatro Goiânia
Além de carregar um importante valor histórico, o Teatro Goiânia também representa um dos principais centros da capital para apresentações de música erudita, dança e teatro, sendo reconhecido como Patrimônio Nacional em 2003.
Foi um de nossos primeiros prédios, onde atualmente possui capacidade para receber até 850 pessoas, em poltronas bastante confortáveis. De fácil acesso, se encontra no coração da cidade, no Setor Central. Sua agenda é recheada de concertos, musicais e peças diversas. Se você ainda não teve a oportunidade de participar de algum evento no teatro, fica aqui nossa dica para que faça uma visita o quanto antes! Com certeza irá se apaixonar!
Mais informações:
Clique aqui para ficar por dentro da agenda.
Telefone: (62) 3201-4684
Endereço: Rua 23, 252 – St. Central, Goiânia – GO, 74015-120