Transmitir shows ao vivo é um prática comum no meio cultural. Claro que todo(a) artista quer levar sua mensagem ao maior número de pessoas. Na indústria da música, essa realidade chega a milhões de espectadores. Mas o que poucos sabem é que dá pra encantar também o público que está em casa ou, simplesmente, em um continente diferente.
Shows Convencionais
Alguns shows convencionais entraram para a história por inovarem na transmissão. Foi o caso do Pink Floyd que, em sua turnê de 1980, utilizou uma das primeiras projeções de vídeo diretamente no palco. Houve rumores, na época, de que o show teria sido ouvido por tripulantes da NASA, no espaço. A banda entrou pros tablóides da época. O boato foi desmistificado logo depois pois todos sabem que as ondas de som não se propagam no espaço (vácuo). Em 1973 entrou para o livro de recordes com o álbum mais vendido da história.
Pouco adiante, em 1990, a banda surpreendeu novamente. Flashes de laser, bonecos de pessoas e porcos em chamas tomaram conta do palco. Como resultado, a banda entrou no Guiness Book novamente como show mais bem produzido da história, até então.
Os shows evoluíram
Desde então se popularizou, nos anos 90, a utilização do telão como recurso adicional do palco. Afinal, nem todas as pessoas que estão no show conseguem, de fato, ver seus artistas favoritos. E quem não consegue ir até o evento? É o caso do mundialmente conhecido Rock in Rio, que reúne o mundo todo no Brasil para celebrar o Rock. O evento expandiu tanto, nos últimos anos, que começou a incorporar artistas sem relação alguma com o Rock e suas origens. E isso foi possível graças à popularização do show que acontece, principalmente, com as transmissões ao vivo que o canal Multishow faz, em contrato de exclusividade.
Novas possibilidades
Com a ascensão de novas tecnologias, surgem também novas oportunidades para os negócios de entretenimento (business show). E com a popularização da internet e dos dispositivos com acesso na virada do milênio, os shows se especializaram ainda mais. Desde retransmissões diretas no palco à contratação de canais abertos de TV. Os shows evoluíram. Se tornou comum canais de TV exibirem a transmissão dos Shows na íntegra. Outro grande exemplo são os shows de final de ano, da virada, que se popularizaram na TV de milhões de brasileiros.
A segunda década do segundo milênio continua marcada por novas possibilidades tecnológicas. Não apenas na transmissão dos shows mas nas diversas experiências do espectador, tanto o que está assistindo o show no local quanto o que está via Streaming. Então, já percebeu que dá pra ter duas bilheterias, certo? Uma pra quem vai no show, mais cara, e uma para quem não pôde ir mas deseja ver de casa, na TV ou em um aplicativo de transmissão. Video mapping, retransmissão no palco e LiveStreaming são as grandes novidades para o mundo dos Shows.
Red Hot transmite Show para milhões no dia 15/03
No último dia 15 de março a banda Red Hot Chilli Peppers se apresentou no Egito e utilizou todas as as possibilidades para encantar seus fãs. Além de projeções em video mapping nas pirâmides, a banda retransmitiu o sinal, do Egito, para todos os outros continentes, utilizando seus canais oficiais nas principais redes. Então foi possível ver a megaprodução do show e as pirâmides do Egito, tudo graças à tecnologia LiveStreaming.
https://www.instagram.com/p/BvCXrwiHvZ_/
E existem diversas formas de utilizar o LiveStreaming. E é claro que as plataformas profissionais de streaming têm suas vantagens. Além de contar com toda a estrutura necessária, o show que você deseja produzir pode inovar, ainda mais, nas tecnologias. Não foi interessante ao Red Hot contratar uma plataforma pois a banda não tinha nenhuma intenção de marketing na produção cultural do show. Mas, caso fosse uma necessidade, conhecer o público, transmitir com uma plataforma profissional de streaming seria a solução ideal. Através dela é possível coletar os dados de engajamento da transmissão, monetizar inserindo anúncios e, ainda transmitir sem internet no evento.
Transmita seus shows ao vivo
Então, para transmitir seu show criando um aplicativo para Smartphones em ambas as plataformas; iOS e Android e, até mesmo, para um hotsite, você precisa contratar um serviço profissional de streaming. Como resultado você terá uma transmissão com monetização, dados analytics e possibilidade de transmitir sem internet.
Os serviços profissionais de Streaming, como o da Zoeweb, oferecem uma estrutura robusta para o número de usuários e o meio de divulgação que você precisa. Já imaginou se a banda Red Hot Chilli Peppers tivesse cobrado 1 dólar de cada usuário conectado?
Só com o público de seguidores do Instagram, a banda poderia ter faturado 3,1 milhões de dólares. Em Reais? 11.9 milhões!
Quer transmitir ao vivo? Fale agora mesmo com um dos Especialistas em transmissão ao vivo da Zoeweb.