O deputado federal Zacharias Calil (DEM-GO) participou de uma reunião na tarde desta quarta-feira (3/4) no seu gabinete em Brasília, com a equipe da ONG internacional World Family Organization (WFO), o assunto principal do encontro foi para debater os detalhes finais para construção do Hospital da Criança e do Adolescente, em Goiás. Além do deputado e os representantes da ONG, o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) Ênio Caiado também esteve presente na conferência.
Conforme as informações fornecidas pela assessoria do deputado, as plantas baixas de outras unidades hospitalares construídas pela organização foram apresentadas. E salientou da urgência para construção da unidade de saúde em Goiás, devido a crise do Hospital Materno Infantil (HMI) enfrenta nos último anos.
O deputado afirmou após o encontro que a obra em Goiás vai ser feita em tempo recorde, dentro de um período de dois anos com a consolidação da parceria.
Representantes da ONG vão se encontrar com o governador para fechar os últimos detalhes para construção do Hospital da Criança, em Goiás
No encontro foi marcada uma visita dos representantes da ONG a Goiânia para o próximo dia 17 de abril e contara com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM). No encontro agendado para o dia 17 deste mês, vão ser discutidos os últimos ajustes para o início das obras em Goiás.
“A situação do Materno Infantil hoje é crítica e de urgência, pois procedimentos simples de atendimento tem se agravado devido a superlotação e falta de infraestrutura e profissionais na unidade”, avaliou o Zacharias Calil que integra a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
O deputado sugeriu que diante das dificuldades enfrentadas pelo HMI que a demanda de pacientes seja transferida para o Hospital de Urgências da Região Noroeste Governador Otávio Lages de Siqueira (Hugol), uma vez que na unidade há leitos disponíveis e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que não estão sendo utilizadas e podem ser adaptadas para o uso pediátrico.
A assessoria do parlamentar lembra que a WFO é uma organização não-governamental e ligada ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU). Conforme as informações divulgadas, a ONG trabalha na construção de unidades hospitalares em vários países do mundo em desenvolvimento.
A estrutura para construção dos hospitais é pré-fabricada e as unidades construídas tem um custo 40% menor do que os hospitais convencionais. Vale ressaltar que ao menos 10 hospitais foram construídos em diversos estados do país e na capital federal.