Já faz algum tempo que o cinema vem sendo utilizado como um dos principais meios de expressão cultural da sociedade, com obras que se preocupam em cumprir um papel social, indo muito além do mero entretenimento. Dessa forma, esta é uma ferramenta que pode estar associada diretamente com a educação, no sentido de abrir espaço para discussões de caráter histórico, cultural, político, literário e abrangendo ainda outra diversidade de temas. Bem, essa é justamente a proposta do Cine Cultura em Goiânia, que tem como principal objetivo oferecer produções para quem está em busca de conhecimento e também de qualidade.
Quando o assunto é cinema independente, o espaço é a principal referência da capital. Apenas para que você tenha ideia, foi um dos primeiros a chegar na cidade, inaugurado ainda em 1989. É claro que, quando comparado aos cinemas mais populares, conta com extensões bem menores, mas vale considerar que sua proposta é diferente, portanto, não é necessário contar com centenas de salas e nada do tipo.
Por atuar na cena independente, diversos festivais de cinema são apresentados por ali, atraindo cinéfilos não apenas de Goiânia, mas também de cidades vizinhas e até mesmo de outros estados. É um excelente lugar para quem realmente é apaixonado pelo audiovisual brasileiro, fomentando o desenvolvimento e consumo de produções do tipo.
Se você ainda não conhece o Cine Cultura, fica aqui o convite para mergulhar um pouquinho mais em sua história! E se pretende ficar por dentro da programação, no final da matéria deixaremos um link em que será possível acompanhar tudo que vai rolar nos próximos dias. Fica ligado!
Conhecendo o Cine Cultura, em Goiânia
Apenas a título de curiosidade, o Cine Cultura é na verdade um grande projeto que está presente não apenas na capital, mas também em outras cidades pelo país. Em Goiânia, foi inaugurado em 15 de julho de 1989, fazendo com que a pequena sala de apenas 98 lugares, batizada de “Sala Eduardo Benfica”, abrisse suas portas para a história do cinema, que vem sendo escrita com grande louvor ainda nos dias atuais.
O primeiro filme ali exibido foi “Caminho dos Gerais – Vida e Obra de Bernardo Élis”, de Carlos Del Pino. Naquele mesmo dia, o público ainda pôde ver o longa-metragem “A Família”, do diretor italiano Ettore Scola.
O lugar ficou sob a direção de Antônio Segatti durante anos, ele que foi um importantíssimo diretor de fotografia em diversas produções cinematográficas de Goiás. Foi nesse período que o Cine Cultura assumiu definitivamente o seu papel na cena independente, se firmando como o principal espaço para a exibição de filmes não-comerciais em Goiânia, oferecendo ao público experiências únicas, que os cinemas do circuito comercial não se dispõem a encorajar.
Atualmente, a sala do local oferece 97 lugares, sendo que um deles é destinado para cadeirante. Seguindo suas premissas, o cinema privilegia o que há de melhor nas produções audiovisuais contemporâneas, dando espaço para pequenas mostras e festivais. O foco é continuar oferecendo para Goiânia, uma programação democrática e ampla, transformando o local em um espaço de convivência para os cinéfilos de plantão, onde os debates e reflexões sejam sempre bem vindos.
A importância do Cine Cultura em Goiânia
É válido destacar ainda que o Cine Cultura trabalha com preços mais acessíveis que os praticados na praça e, por diversas vezes, ainda proporciona entrada gratuita, fazendo com que todos tenham a oportunidade de participar.
Ainda é possível locar a sala para exibição de filmes em cartaz, contando com preços fixos que correspondem a menos da metade do valor cobrado em uma rede comercial, por exemplo. É perfeito para empresas ou escolas que queiram exibir uma produção mas que não possuam o espaço para tal.
Assim, o ambiente busca sempre estabelecer uma relação mais próxima com seu público, mantendo um contato direto e pessoal. De acordo com o que consta em seu site: “ser um catalisador de experiências audiovisuais, de aproximação com a cultura e com a arte através do cinema, é o que motiva o Cine Cultura“.
De fato, é um lugarzinho especial em Goiânia, onde a paixão pelo cinema pode florescer e ainda gerar bons frutos, sem impor quaisquer limitações.
E se você pretende imergir nessa ideia e ficar por dentro de tudo que rola no local, basta clicar aqui e conferir a agenda.
Mais informações:
Telefone para contato: (62) 3201-4670
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 – Centro, Goiânia – GO, 74003-010