Um clima de preocupação recaiu sobre os alunos da Universidade Federal de Jataí (UFJ) na noite da última terça-feira (2/4), depois que a instituição precisou suspender as aulas do Câmpus Jatobá por causa de uma ameaça de atentado dentro da universidade. De acordo com a própria UFJ, um indivíduo não identificado ameaçou promover um ataque ao curso de Educação Física.
Em nota, a universidade informou sobre a suspensão das aulas na noite de ontem do Câmpus Jatobá, localizado na Cidade Universitária José Cruciano de Araújo, em Jataí, após uma ameaça de ataque terrorista aos alunos de Educação Física.
A instituição ainda conta que a ameaça por parte do suspeito foi testemunhada por duas pessoas. De acordo com a UFJ, a segurança foi informada e “todos os protocolos de prevenção foram tomados”.
Por fim, a universidade declarou que após as providências emergenciais, o relatório do caso será enviado para a Polícia Federal. Na manhã de hoje (3/4), o site da instituição estava fora do ar.
Confira a nota abaixo, emitida pela UFJ na noite de ontem (2/4):
“Nota oficial
Informamos que, na noite deste dia 02 de abril, um indivíduo não identificado ameaçou promover um ataque ao curso de Educação Física, fato esse que seu deu diante de duas testemunhas. Logo a seguir a equipe de segurança foi acionada e todos os protocolos de prevenção foram tomados no sentido de identificar a pessoa e coibir quaisquer ações perante a comunidade universitária.
As aulas do curso de Educação Física foram preventivamente suspensas no momento da denúncia e foram realizadas rondas por todo o Câmpus Jatobá, mas o indivíduo não foi encontrado.
Após as providências emergenciais, o relatório sobre o caso será encaminhado a Polícia Federal e solicitadas investigações sobre o acontecido.
A DireçãoREJ/UFG”
Além da Universidade Federal de Jataí, a UFG também foi alvo de ameaças esta semana
A ocorrência na UFJ, em jataí, não é um caso isolado. Os alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) também foram pegos de surpresa com uma nota publicada na manhã de segunda-feira (1/4) pela instituição. Na nota, foi informado que a reitoria da universidade recebeu um e-mail naquele dia contendo ameaças de atentado, e que em face disso, acionou, preventivamente, as Polícias Federal e Militar. A reportagem do Dia Online teve acesso ao e-mail recebido pela universidade, que traz ameaças de um tiroteio contra alunos “negros, gays e esquerdistas”.
O e-mail recebido pela universidade tem como remetente um endereço codificado, e traz mensagens de ódio contra determinados grupos (negros, homossexuais e negros) e ameaças de um atentado contra alunos da UFG dentro da instituição.
A reitoria da universidade, através da nota publicada em seus meios de comunicação, disse que, em virtude da ameaça recebida por e-mail, acionou as Polícias Federal e Militar com o objetivo de “proporcionar a manutenção de todas as atividades com segurança e tranquilidade, preservando a integridade física da comunidade universitária”.