O advogado e chefe de gabinete do ex-governador de Goiás, Zé Eliton (PSDB), Luiz Alberto de Oliveira, foi um dos cinco presos na operação da Polícia Federal (PF) deflagrada hoje (28/3), que apura desvios de recursos públicos da Companhia de Saneamento de Goiás, a Saneago. O advogado, apontado pela PF como integrante do esquema de desvio e lavagem de dinheiro na Saneago, recebeu o título de Cidadão Goianiense da Câmara Municipal de Goiânia em 2015.
Natural de Morrinhos, Luiz Alberto “Bambu”, como é conhecido, recebeu a homenagem em sessão especial presidida pelo então presidente da Casa, Anselmo Pereira (PSDB), onde também estavam presentes os ex-governadores Marconi Perillo e Zé Eliton, ambos tucanos.
Segundo as investigações da operação deflagrada na manhã desta quinta-feira pela PF, parte dos recursos recebidos pela prestação de serviços à Saneago era repassada para o chefe de gabinete do então governador do Estado, Luiz Alberto “Bambu”.
Foi apurado ainda que o ex-vice-governador teria utilizado, por diversas vezes, uma aeronave de propriedade de uma das empresas beneficiadas pelos contratos. Há indícios de que as empresas também eram utilizadas para lavagem de dinheiro, uma vez que ficou comprovada transferência de valores na ordem de R$ 28 milhões entre o chefe de gabinete do ex-governador e a conta de uma das empresas.
Além do chefe de gabinete do ex-governador, também foram presos Gisella Albuquerque, Carlos Eduardo Pereira da Costa, Nilvane Tomás de Sousa Costa (presa e liberada na primeira fase da operação) e Robson Borges Salazar.
A reportagem do Dia Online segue tentando contato com a defesa de Luiz Alberto “Bambu” e Zé Eliton.
Em nota, Saneago se manifestou sobre operação que prendeu chefe de gabinete do ex-governador Zé Eliton
A Saneago, por meio de nota, se pronunciou e disse que tem adotado e priorizado a implantação de práticas que que garantem a lisura em todos os processos da companhia.
A companhia de fornecimento de água também declarou que “permanece prestando toda a colaboração necessária às investigações”.
Confira a nota abaixo:
“Em relação à operação deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira, relacionada a fatos ocorridos no período de 2012 a 2016, a Saneago destaca que a atual gestão da Empresa tem priorizado a implantação das melhores práticas de governança e compliance, para garantir a lisura em todos os processos da Companhia.Dentre as ações tomadas está a criação da Superintendência de Governança, unidade responsável pela implantação de uma série de políticas estratégicas, como a Política de Alçadas, documento que normatiza a tomada de decisões pela Diretoria Colegiada, a Política de Prevenção de Conflito de Interesses, em conformidade com o Código de Conduta e Integridade da Companhia, Política de Transações com Partes Relacionadas e a Política de Prevenção de Atos de Corrupção.A Empresa informa ainda que permanece prestando toda a colaboração necessária às investigações.”