A reunião da Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC) marcada para a tarde desta terça-feira (26/3) para discutir e definir o novo valor da tarifa da passagem em Goiânia e na região metropolitana da capital, foi adiada mais uma vez. A informação foi divulgada por meio de nota enviada à imprensa, porém a nova data não foi informada.
O encontro da CDTC que deveria ter ocorrido na última quinta-feira (21/3) também foi cancelado após o presidente da Câmara e prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), receber uma comitiva dos vereadores de Goiânia pedindo um prazo maior para que o reajuste pudesse ser votado.
A reunião foi marcada após a aprovação dos cálculos da Agência Goiana de Regulação (AGR) no início da semana passada, feitos pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), com uma variação entre 7,2% a 7,5%. A CDTC vai determinar o valor final que pode chegar a R$ 4,30 e a partir de quando a nova tarifa entra em vigor na capital e região metropolitana, caso seja aprovado.
Com o adiamento da reunião na semana passada, o encontro foi marcado para a tarde de hoje, a partir das 16h. No entanto a conferência para discutir o aumento da passagem do transporte coletivo, também foi cancelada após um encontro de Jânio Darrot com o prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) na manhã desta quarta-feira e com a participação da promotora do Leila Maria Oliveira.
Deputados apresentam requerimento para impedir aumento da passagem
Na última segunda-feira (25/3) deputados estaduais estiveram no Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e se reuniram com a promotora Leila Maria, no encontro os parlamentares apresentaram um requerimento para que o aumento da tarifa fosse impedido.
Durante o encontro a promotora pediu que as prefeituras da região metropolitana e as empresas de ônibus, apresentem na próxima quarta-feira (27/3) o que cada um tem feito conforme estabelecido no contrato firmado para a melhoria no transporte coletivo de Goiânia.
Conforme a nota divulgada pela CDTC, uma nova data vai ser convocada para debater o assunto, e nesse período uma proposta para reestruturar a gestão da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e um plano de melhorias deverão ser elaborados.
Confira a nota
“A Câmara Deliberativa de Transporte de Coletivo (CDTC) informa que a reunião que seria realizada nesta terça-feira (26/03), às 16h, foi adiada e sem data definida para nova convocação. A meta é elaborar um projeto que visa reestruturar a gestão da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e um plano que proporcione melhorias em todo o sistema. As decisões foram tomadas na manhã desta terça-feira (26/03) durante encontro preparatório que contou com as presenças do presidente CDTC e prefeito de Trindade, Jânio Darrot, prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e representante do Ministério Público, promotora Leila Maria de Oliveira.
Câmara Deliberativa de Transporte de Coletivo (CDTC)”.