Ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), participou na tarde do último domingo (24/3) da gravação do hino de Goiás, realizada por alunos de escola pública que integram o projeto Ciranda da Arte, da Secretaria Estadual de Educação. A apresentação será distribuída em vídeo, áudio e partitura a todas as escolas estaduais uma vez por semana, após o decreto 9.394 de 28 de janeiro do governador.
De acordo com Caiado, “cantar o hino traz cidadania, amor ao Estado e vínculo com essa terra querida e amada por todos”. “Vamos aprender com essas crianças aqui”, conclamou.
A gravação do clipe ocorre após o decreto 9.394 de 28 de janeiro, em que governador Ronaldo Caiado determinou que o Hino Nacional e o Hino do Estado de Goiás, com letra de José Mendonça Teles e melodia de Joaquim Jayme, sejam executados uma vez por semana nas escolas de ensino fundamental da rede pública.
A primeira-dama e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, conversou com várias crianças e, junto com o governador, participou do coral. “Com certeza é uma atividade que desenvolve a cidadania e amor ao Estado de Goiás”, disse na ocasião.
A secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, diz que a iniciativa busca resgatar a cidadania e o respeito aos símbolos e pessoas. “Só não canta o seu hino quem não tem orgulho por sua terra. Convido toda a população de Goiás para se imbuir deste sentimento de amor, de respeito, atendendo a um chamamento do governador e da primeira-dama, cantar o hino. Não tenha vergonha de cantar o hino. Muitas pessoas sofreram para que Goiás pudesse ser a potência que é”, atestou Gavioli.
Diretora de centro de estudos disse que a reprodução do hino de Goiás vai “instigar a habilidade musical” nos alunos
A diretora do Centro de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcântara, responsável pelo Coral Ciranda das Pequenas Vozes, destacou que a ação vai facilitar o ensino da música em todo estado e isso irá “instigar a habilidade musical em todos os alunos da rede”. Além do hino goiano, de acordo com a diretora, o projeto Ciranda das Pequenas vozes também promoverá a cultura da música goiana nas unidades escolares, ampliando o repertório de crianças e adolescentes.
Além da gravação do Hino Goiano, que será disponibilizado para as escolas, Luz Marina afirmou que o Coral Ciranda das Pequenas Vozes também irá intensificar as visitas nas escolas da rede estadual para realizar apresentações ao vivo. “Uma criança vendo outra cantando se motiva. É isso que vamos fazer”, afirmou a diretora do Ciranda da Arte.