A ponte metálica confeccionada pelo exército brasileiro, para que o trânsito e o transporte possam fluir normalmente no trecho da GO-060, no município de Israelândia, após o rompimento de um bueiro, está em fase final de acabamento. Na manhã deste domingo (24/3) o governador Ronaldo Caiado (DEM) compareceu ao local para ver o andamento da obra. Conforme as informações divulgadas, a ponte metálica deve ser entregue na próxima quarta-feira (27/3).
Caiado entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento e conseguiu o apoio para que a ponte fosse instalada na região entre Israelândia e Fazenda Nova. Com a entrega da obra na quarta-feira, o trânsito de veículos de todos os portes vai ser liberado na região.
Conforme as informações divulgadas pelo governo estadual, cerca de 32 militares e 17 viaturas trabalham para instalação da ponte, que pode suportar o peso de aproximadamente 80 toneladas. Além disso, a ponte pode ficar instalada na região por um período de seis meses, com a capacidade de ainda ter o prazo estendido no local.
“Nós não podíamos ficar esperado Goiás ter condições de arrecadação para fazer a obra, pois iria demorar muito e a população precisa da solução imediata. A Goinfra depois vai vir para trazer uma solução definitiva para o problema”, afirmou o governador após encontrar com os militares responsáveis pela obra.
Segundo o governo do Estado, os soldados do Exército são mantido pela Prefeitura de Israelândia, que cedeu uma escola do município para recebê-los. Mesmo após a conclusão da obra, pelos menos 13 soldados vão permanecer para fazer a guarda e o controle do local.
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) afirmou que parte da carga enviada pelo Exército saiu de Ipameri na última quinta-feira (21/3) e chegou ao bloqueio na GO-060, onde as equipes trabalham no preparo para fazer a instalação da ponte metálica.
Interdição e bloqueio do trecho da GO-060 em Israelândia fez governador decretar situação de emergência na região
Após o bloqueio total do trecho que liga Israelândia a Fazenda Nova, o governador Ronaldo Caiado, decretou situação de emergência que afeta 12 cidades, onde o bloqueio da GO-060 ocorreu. De acordo com o Caiado, ao declara a situação de emergência na região, foi para garantir a segurança dos cidadão das cidades próximas ao bloqueio e agilizar a solução do problema.
Vale lembrar que os municípios afetados pela decisão do governador são: Amorinópolis, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Israelândia, Jaupaci, Palestina de Goiás e Piranhas.
Segundo o governo do Estado, esquipes da Goinfra estão trabalhando no local diuturnamente e já fizeram a limpeza do bueiro rompido para que a ponte metálica possa ser adaptada. Além disso Caiado determinou que a Agência monitore toda região da GO-060.
A determinacão é para que a Goinfra e o governo do Estado possam acompanhar irregularidades e providenciar os reparos para garantir a segurança dos motoristas que trafegam pela rodovia.
Como a ponte ainda não foi instalada e o bloqueio total na região permanece, para quem usa a região é preciso enfrentar um desvio de 500 metros ao lado da obra no lado esquerdo sentido Goiânia-Iporá para veículos de pequeno e médio porte. O desvio foi providenciado pela Prefeitura de Israelândia no dia 19 de março, após o rompimento do bueiro na região, o mesmo é sinalizado e conta com o suporte Comando de Policiamento Rodoviário.