O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), assina nesta sexta-feira (22/3) um decreto que cria o Parque Estadual Águas Lindas, no município de Águas Lindas de Goiás. A assinatura do decreto será feita numa solenidade na Barragem do Descoberto, e além do decreto o governador também vai assinar o acordo de cooperação entre o governo federal e os governos de Goiás e Distrito Federal para a implantação do Projeto Produtor de Água na Bacia do Descoberto.
De acordo com a assessoria do governo, o evento deve ocorrer às 10h de hoje, sexta-feira, na Barragem do Descoberto (BR-070, Km 20), no município de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Ainda conforme a assessoria, o Programa Produtor de Água na Bacia do Descoberto, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e desenvolvido pela Saneago e Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), visa a proteção das nascentes nas propriedades rurais localizadas na Bacia, responsável por cerca de 70% da água consumida pela população do Distrito Federal (2,5 milhões de habitantes).
Vão comparecer no evento o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o diretor presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu; a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, e os presidentes da Saneago, Ricardo Soavinski, e da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), Fernando Leite.
Parque estadual em Águas Lindas de Goiás tem 2 mil hectares
O Parque Estadual Águas Lindas, criado através de decreto do governador, é uma unidade de conservação de proteção integral, constituído de duas áreas distintas, num total de 2 mil hectares, no município de Águas Lindas.
Segundo a assessoria do governo, o parque foi criado com o intuito de preservar as nascentes, os mananciais, a flora e a fauna, bem como controlar a ocupação do solo na região, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Conforme o decreto estadual, as medidas de proteção e gestão do parque serão estabelecidas pelo Governo de Goiás em parceria com entes responsáveis pela gestão dos recursos hídricos do Distrito Federal.
“Para a Saneago, a criação do parque é de extrema importância para garantir a preservação deste manancial, que hoje já é responsável pelo abastecimento de Santo Antônio do Descoberto e, futuramente, atenderá também a população de Águas Lindas”, afirmou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.