O projeto de autoria da vereadora Tatiana Lemos (PC do B) que impede o aumento da passagem sem as melhorias feitas no transporte coletivo de Goiânia e da região metropolitana, foi aprovado em segunda votação por unanimidade na Câmara Municipal na Manhã desta quinta-feira (21/3).
A proposta da vereadora havia sido aprovada em primeira votação na última terça-feira (19/3), quando os vereadores da capital se manifestaram contrários ao aumento da tarifa. Na ocasião um requerimento do vereador Felizberto Tavares (PR) para uma audiência pública para debater o tema também foi aprovado pela Casa.
Com a aprovação da propositada da vereadora, o projeto seguiu para o autografo de lei feito pelo presidente da Câmara, o vereador Romário Policarpo (PROS), que depois encaminha a proposta para veto ou sanção do prefeito Iris Rezende (MDB).
A vereadora comemorou que o projeto foi aprovado pelos colegas. “Tivemos uma grande vitória hoje, uma vitória da população que não aguenta mais ser tratada com tanto desprezo por parte dessas empresas”, declarou Tatiana Lemos.
A parlamentar espera que a partir da aprovação de sua proposta, outras Câmaras Municipais da região metropolitana da capital possam seguir o exemplo. Outro ponto que chama a atenção é que após a reunião com o presidente da Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC) e prefeito de Trindade Jânio Darrot (PSDB) a votação do reajuste marcada para a tarde de hoje foi adiada.
A informação foi confirmada tanto pela vereadora quanto pela assessoria de Darrot, que não informou a nova data para discutir o reajuste.
ARG aprovou cálculos da CMTC para o reajuste da passagem do transporte coletivo no início da semana
A reunião da CDTC foi marcada após uma reunião do Conselho da Agência Goiana de Regulação (AGR) ter aprovado os cálculos para o reajuste feitos pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), com uma variação de 7,2% a 7,5%.
Nesta tarde a CDTC iria definir a variação que poderia elevar a passagem para R$ 4,25 ou chegar até R$ 4,30 na capital e região metropolitana. Com a aprovação da AGR, os parlamentares goianos manifestaram-se contrários ao aumento na terça-feira (19/3) e aprovaram em primeira votação o projeto da vereadora Tatiana Lemos, que foi aprovado em segunda e última votação no plenário na manhã de hoje.
Além da manifestação contrária dos vereadores, os parlamentares se reuniram na tarde de ontem com Jânio Darrot e solicitaram o adiamento da reunião para discussão do reajuste desta tarde, pois iriam verificar se as empresas estavam cumprindo com o contrato estabelecido para a prestação do serviço.