Foram aprovadas nesta segunda-feira (18/3), em reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades na Secretaria Municipal de Educação, diligências em escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) a partir da próxima semana. De acordo com a assessoria da Câmara Municipal de Goiânia, as unidades escolares e os CMEIs de Goiânia que serão alvos das diligências não serão informados antecipadamente para evitar que haja “maquiamento” dos problemas.
Segundo a comunicação da Câmara de Goiânia, os vereadores querem “conhecer a realidade das unidades de ensino conforme denúncias chegaram à Casa e motivaram a instalação da CEI”. O fato das fiscalizações serem feitas de surpresa fará com que a diligência constate os reais problemas de cada unidade escolar.
A comissão recebeu os documentos solicitados à secretaria de Educação e devido à complexidade dos mesmos foram solicitadas análises técnicas dos mesmos. A presidente da CEI, vereadora Sabrina Garcêz (PTB), informou que depois isso poderão ser convocados servidores municipais citados na documentação para o início das oitivas.
Em entrevista ao Dia Online, Sabrina confirmou que na reunião da CEI foi aprovado o calendário de visitas nas escolas (que começam a partir de semana que vem). A vereadora também declarou que o fator surpresa vai ajudar a identificar os reais problemas das escolas municipais e CMEIs. “Essas diligências servirão pra gente identificar se tem merenda, se há déficit de pessoal, entre outras coisas”, finaliza.
Prorrogação da CEI das CMEIs de Goiânia também foi aprovado
Outra deliberação do colegiado foi aprovação do adiamento da CEI, que deveria ser encerrada no próximo mês, para mais três meses. O motivo, conforme a vereadora Sabrina Garcêz, foi a demora no encaminhamento da documentação e também a necessidade de estudo mais aprofundados dos dados que a comissão recebeu. Ela ainda informou que esses documentos serão digitalizados e disponibilizados no site da Câmara Municipal de Goiânia para consulta dos vereadores e da sociedade.
Além disso, os vereadores aprovaram a alteração na composição dos membros da CEI. O vereador Carlin Café (PPS) saiu e a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) ocupará a vaga.