O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) participou de uma reunião com o prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), na tarde da última sexta-feira (15/3), onde a pauta do encontro foi o transporte coletivo na região metropolitana e a privatização da Metrobus, empresa do governo que gerencia o eixo Anhanguera.
Após o encontro, Ronaldo Caiado atendeu aos jornalistas e afirmou que existe a possibilidade de privatizar a Metrobus, além disso, o governador informou que caso uma proposta seja feita, é o Estado que vai regularizar e fiscalizar o serviço para garantir a qualidade no transporte coletivo.
Por sua vez o prefeito afirmou que o primeiro passo para que isto possa ocorrer é devolver a concessão à Prefeitura. “Em seguida vamos abrir uma licitação e através dela encontrar a melhor empresa em substituição a do governo estadual”, afirma Iris Rezende.
Após a fala do prefeito, o governador afirmou que tudo vai ser feito com responsabilidade, a partir de estudos feitos pelas equipes técnicas da Prefeitura e do Estado. Para o governador, o Estado tem que se restringir às suas funções, principalmente no momento que enfrenta crises em áreas como Segurança Pública, Saúde e Educação.
“Em nenhum lugar do mundo aonde se faz política séria é obrigação do governante tomar conta de ônibus, e isso também não pode ser usado de maneira populista”, declarou o governador.
Privatização da Metrobus
Sobre a possibilidade de privatizar a Metrobus, Caiado afirmou que vai tratar essa questão em outra ocasião, de maneira mais detalhada com o prefeito e os secretário. O prefeito afirmou em seguida que “Vai agir com responsabilidade e com espírito público para dar à população da Região Metropolitana de Goiânia um transporte à altura”, declarou.
Os dois foram questionados sobre o possível aumento da tarifa do transporte coletivo, Caiado respondeu que o assunto não fazia parte da pauta do debate com Iris Rezende.