O tradicional Colégio WR, instituição particular de Goiânia, que se viu alvo de um recente escândalo envolvendo dezenas de relatos e acusações de machismo e misoginia de alunas e alunos contra o proprietário e professor da instituição, Rubens Ribeiro Guimarães, conhecido como “Rubão”, finalmente se manifestou e disse que “lamenta o mal-entendido” ocorrido nas redes sociais.
A nota foi divulgada três dias após a publicação de uma postagem no Instagram de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, postagem essa que gerou milhares de comentários, grande parte deles de alunas e alunos relatando supostos casos de machismo e misoginia por parte do professor Rubão.
A reportagem do Dia Online publicou com exclusividade na última segunda-feira (11/3) uma reportagem sobre a suposta rotina de constrangimento vivenciada por estudantes do Colégio WR, em Goiânia. Alunas e alunos contaram que declarações de cunho ofensivo machista e misógino são frequentes por parte do professor Rubão, que também é dono da instituição.
Conforme os estudantes ouvidos, é comum eles ouvirem coisas como “mulher passa creme hidratante pra mão do homem não doer quando for bater nela”, ou “mulher tem que apanhar mesmo e não reclamar”. Ainda segundo eles, é rotineiro o professor, conhecido por todos como Rubão, dizer termos que inferiorizam a mulher, como dizer que elas pertenceriam a uma “subespécie”, e que teriam somente “metade da capacidade intelectual do homem”.
Colégio WR chamou de “mal-entendido” os relatos de machismo na instituição, e disse que “tudo foi esclarecido antes da oração diária feita com os alunos”
Quando procurado pela reportagem do Dia Online ontem, o professor Rubão havia dito que, no momento, não se manifestaria. Contudo, o colégio divulgou hoje uma nota sobre o caso.
Segundo a nota, o Colégio WR de Goiânia “lamenta o mal-entendido” ocorrido nas redes sociais, e disse que a questão foi esclarecida no momento que antecede a oração feita com os alunos no colégio diariamente.
Entretanto, o colégio não se posicionou diretamente sobre as dezenas de relatos de machismo divulgadas.
Veja a nota abaixo na íntegra:
“O Colégio WR conquistou a credibilidade do público goiano por meio de um trabalho sério, honesto e transparente, pautado em valores familiares e éticos. Dessa forma, lamenta profundamente o mal-entendido ocorrido nas redes sociais, mas respeita a liberdade de expressão. Comunicamos que todos os esclarecimentos, a respeito dessa questão foram dados aos seus alunos no momento que antecede nossa oração que é realizada diariamente, há mais de 25 anos.
Como sempre, estamos de portas abertas a todos os pais e ex-alunos integrantes da Família WR para maiores explicações que entendam ser necessárias.”