Nas oito primeiras semanas do ano, foram confirmados em Goiás 18 casos de meningite, sendo que destes, seis pessoas, moradoras de Aparecida de Goiânia, Goiânia, Rio Verde, Rubiataba, Santa Helena e Santa Terezinha de Goiás, morreram. Diante desses números, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) alerta sobre a importância da vacinação contra a doença.
Em 2018, segundo dados da SES-GO, 81.205 crianças menores de um ano foram vacinadas para Meningo C no estado; cobertura vacinal de 85,12%. Outros 73.506 adolescentes, entre 11 e 14 anos, também foram imunizados. Também durante todo o ano passado, foram registrados 213 casos de meningite em Goiás, com total de 29 mortes.
Nos anos 2016 e 2017, foram notificados 207.494 casos de meningite no Brasil. Desse total, 15% foram causados por bactérias, o tipo mais grave da doença, que deve ser tratada imediatamente, com alto índice de morte.
Vacinação contra meningite
No esquema vacinal é definido, pelo Ministério da Saúde, que seja ofertada a vacina Meningocócica conjugada grupo C, que protege contra o sorotipo C. Existem ainda, de acordo com a SES-GO, outras vacinas que protegem contra a meningite como: a BCG, Hib (Haemophilus Influenzae B), pneumocócica 10 valente, entre outras. Já na rede particular, há outras possibilidades que protegem contra outros sorotipos, prevenindo a meningite tipo B e ACWY.
A vacina, conforme reforçam os órgãos de saúde, é a melhor forma para evitar uma possível contaminação pelo vírus, bactéria ou fungos responsáveis pela doença.
A meningite
A meningite é transmitida pelo ar, por meio de gotículas de secreção do nariz e da garganta expelidas ao falar e tossir. A doença pode matar ou deixar graves sequelas, como surdez, cegueira e amputações, que atingem entre 10% e 20% dos sobreviventes.
Ela é causada pela infecção das meninges, membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Os sintomas mais comuns são febre alta e repentina, dor de cabeça, rigidez do pescoço, vômitos e, em alguns casos, sensibilidade à luz e confusão mental.