Uma operação batizada de Mulher Segura foi deflagrada na última quinta-feira (7/3) pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), e terminou com sete suspeitos presos. A ação teve como objetivo coibir crimes de violência contra a mulher em Goiás. Conforme os dados divulgados durante a coletiva, dos sete presos apenas um não é reincidente.
O resultado da ação foi apresentado na manhã desta sexta-feira (8/3) no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSPGO). Os resultados da operação foram apresentados pela delegada da Deam, Paula Meotti.
A delegada Paula Meotti afirmou também que a Deam vem trabalhando na conscientização das mulheres sobre a importância das vítimas para denunciar seus agressores. “A maioria das mulheres que sofrem esses crimes tem o emocional extremamente abalado. Além do policiamento ostensivo, também oferecemos suporte psicológico”, afirmou Paula Meotti.
Além da delegada, o secretário de Segurança de Goiás, Rodney Miranda, e o delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), Odair José, também participaram da coletiva de imprensa.
Em janeiro e fevereiro a Deam prendeu em flagrante 162 suspeitos de violência contra a mulher
Rodney Miranda afirmou que Goiás não aceita mais esse tipo de crime tão covarde e cruel. “Trabalhamos para preservar a integridade das vítimas e as ações das forças policiais são promovidas com caráter preventivo e ostensivo”, afirmou o secretário.
Para o delegado-geral da PCGO, Odair José, o trabalho feito para evitar todos os tipos de crime contra mulheres tem sido intensificado diariamente. “Na operação deflagrada, sete criminosos foram tirados das ruas, que poderiam ter matado suas esposas. Nós vamos seguir avançando para garantir mais segurança às mulheres”, declarou o delegado-geral.
Segundo os dados divulgados, a Deam nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, foram instaurados 413 inquéritos; foram pedidas 442 medidas protetivas de urgência; atendeu 1.913 casos; prendeu 162 suspeitos de violência contra a mulher em flagrante e registrou 797 ocorrências.