A Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) divulgou na manhã desta quinta-feira (7/3) o balanço da Operação Carnaval 2019. Os números divulgados mostram que houve uma redução de 41,46% no número de homicídios em ralação ao feriado do ano passado.
Os dados mostram também que o número de tentativa de homicídio caiu 54,72%, e não foram registrados casos de latrocínio – roubo seguido de morte durante os cinco dias de festa. O trabalho durante os cinco dias de festa contou com a participação de todos órgãos da segurança em Goiás Polícia Técnico-Científica, Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Procon Goiás e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
Não foram apenas os números de assassinatos e de tentativas de homicídios que caíram durante esse feriado. Conforme os dados divulgados, os roubos aos transeuntes caiu 51,97%, roubo de veículos 62,91%, furtos ao comércio 18,09% e furtos a residências caíram 28,26%.
Enquanto o número de homicídios caiu durante a Operação Carnaval, foram registrados três estupros a mais do que no ano passado
O governador Ronaldo Caiado (DEM) participou da coletiva em que o balanço foi divulgado. Caiado reconheceu o trabalho das forças policiais goianas e disse que tem orgulho de estar à frente das melhores forças policiais do Brasil. Outros crimes que também registraram queda, conforme o balanço, foram perturbação do sossego com 13,35% menor do que no ano anterior, violência física com uma queda de 15,57%.
Em compensação, os casos de estupros aumentaram durante o feriado, com três casos a mais do que o número registrado no feriado do ano passado. “Estamos trabalhando para coibir todas as modalidades criminais. Os resultados já estão avançando bastante neste sentido”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.
O balanço também mostra que não foi registrada nenhuma ocorrência grave no sistema prisional. O secretário Rodney Miranda destacou que o trabalho de fiscalização nos estabelecimentos comerciais terminou com 42 autuações, 1059 itens apreendidos e 310 quilos de produtos impróprios para o consumo.