Dezesseis turistas ficaram ilhados, por quase uma hora, em uma da cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o volume de água aumentou em dois minutos, inundou a região e o grupo não conseguiu sair pela trilha. Resgate, segundo registrado durante o feriado de Carnaval, ocorreu na tarde desta terça-feira (5/3).
A equipe de guarda-vidas, ao perceber o aumento do nível de água, provavelmente causado pela chuva, orientou os turistas a seguirem em direção a uma trilha próxima, considerada pelas equipes como área segura para abrigo. Apesar o aviso, os 16 turistas que ficaram ilhados não conseguiram sair. Eles ficaram ilhados por menos 40 minutos.
Com risco de alagamento e afogamento, os bombeiros auxiliaram os turistas a irem para uma área de pedras mais altas. Os bombeiros acompanharam o grupo até que fosse possível atravessar a margem para chegar à trilha de saída. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Imagens, divulgadas pelo Correio Braziliense, mostram o volume e a força da água na cachoeira conhecida como Canion II, e os turistas abrigados sobre as pedras. Veja:
Turista fica ilhado na cachoeira Canion II, na Chapada dos Veadeiros
No último domingo (3/3), por volta das 13h40, o Corpo de Bombeiros resgatou um outro turista que estava ilhado também na cachoeira Canion II, na Chapada dos Veadeiros. Devido à forte correnteza, o homem acabou ficando isolado nas pedras da cachoeira, sendo impossibilitado de sair por conta própria. O turista pulou na água mas acabou sendo levado pela forte correnteza. O homem conseguiu se agarrar em um galho, mas ficou ilhado no meio da corredeira, solicitando apoio aos bombeiros.
A região é famosa pelas fortes correntezas, e segundo o Tenente Voltera, que atuou na ocorrência, não é apropriada para banhos. “Nesse período chuvoso, o nível da água eleva significativamente. Então em consequência disso, as correntezas ficam muito fortes”, explicou.