Os foliões e seus bloquinhos espalham animação, glitter e alegria por onde passam neste carnaval. Entretanto, parece que eles deixaram um rastro não tão bonito na Praça Cívica, em Goiânia, no último (3/3). Isso porque segundo levantamento da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), mais de 500 quilos de lixo foram coletados na manhã desta segunda-feira (4/3) pelos trabalhadores no local. Entretanto, esse número ainda deve aumentar após término da limpeza.
Segundo a empresa, conforme divulgado por um jornal local, as equipes também recolheram aproximadamente 600 quilos de lixo na região da Rua 226 do setor Leste Universitário. A média de resíduo recolhida pelos servidores da Comurg diariamente é três vezes menor do que o retirado hoje.
No meio do lixo deixado pelos puladores de carnaval estão latas de alumínio, garrafas de vidro, copos plásticos e panfletos de divulgação, entre outras coisas.
Já em Brasília (DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recolheu 4,6 toneladas de lixo nas primeiras 24 horas de carnaval. O balanço se refere ao que foi coletado entre a tarde de sexta-feira (1/3) quando os primeiros blocos foram às ruas, e às 14h do último sábado (2/3).
Além da Praça Cívica, sevidores da Comurg estão espalhados em toda a Goiânia para conter a sujeira dos foliões
Ainda conforme a Comurg, o sistema operacional funciona através de escala. Estão em serviço aproximadamente 4 mil servidores divididos em diversas equipes espalhadas por pontos da cidade que recebem maior aglomeração de pessoas como na região Central e Sul, como Avenida Circular, no Setor Pedro Ludovico, Avenidas T-63, Avenida 85 e Avenida T-11 no Setor Bueno, setor Leste Universitário, nas imediações da 5ª avenida e rua 52, no Jardim Goiás.
No ano passado, em três dias de folia, cerca de oito toneladas de lixo foram retiradas das principais regiões de folia na cidade: Praça Cívica, Rua 115, Cepal Setor Sul, Parque Vaca Brava e Ginásio Goiânia Arena.