A Prefeitura de Goiânia anunciou recentemente a entrega de 3.700 seringas da vacina BCG para as unidades de saúde da capital, que previne formas graves de tuberculose. Entretanto, o anúncio só foi feito pelo Paço após questionamentos sobre a falta de seringas para a aplicação da vacina na rede municipal por vereadores, entre eles a Dra. Cristina, ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende.
A vacina é exclusiva para vacinação em crianças menores de 1 ano, pois tem a dose própria para a idade. O Paço Municipal afirma que a entrega das 3.700 seringas serão feitas semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de acordo com as demandas das unidades.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, o estoque das seringas está previsto para mais de 40 dias, até que, a próxima remessa chegue novamente, como programado pelo Ministério da Saúde.
O esquema básico de vacinação com a vacina BCG corresponde a dose única e pode ser administrada em crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Vacina BCG é prevenção eficaz contra formas graves de tuberculose
A vacina é composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação do Mycobacterium bovis, umas das bactérias que transmitem a tuberculose. Ela é considerada obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível.
Ela vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada peloMycobacterium bovis ou pelo Bacilo de Koch, que ataca mais comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, aglomerações são o principal fator de transmissão. O doente expele, pequenas gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Elas contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo. Qualquer fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.
A doença causa tosse seca, emagrecimento, fraqueza e falta de apetite, e pode levar a eliminação de sangue pela tosse em casos mais graves. O tratamento é demorado, levando cerca de 6 meses.