O secretário Estadual de Administração do Estado de Goiás, Pedro Henrique Sales, afirmou recentemente que as medidas anteriormente anunciadas pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), de realizar cortes no Vapt Vupt com fechamento de unidades e demissões de servidores, estão descartadas pelo menos para este ano. O secretário admitiu ainda um desgaste causado ao Governo devido aos cortes e restrições que Caiado vem impondo ao Estado.
De acordo com Sales a um jornal local, serão preparadas “medidas caseiras mais rápidas” que garantam redução das despesas do Estado, como revisão de contratos e a redução dos valores de aluguel. O secretário admitiu um desgaste gerado pela proposta inicial de Caiado, de fechar unidades do Vapt Vupt e exonerar o que ele chamou de “servidores ociosos”.
Ao veículo local, Sales declarou que “esse tipo de medida tem impacto na política” e que o Governo já estria vivendo um “momento complicado com o funcionalismo e outros setores”. “Vamos pensar nisso em momento político mais apropriado. Não será este ano”.
Além dos pontos adiantados, o secretário ainda não deu detalhes sobre as “medidas caseiras mais rápidas” que serão aplicadas.
Caiado havia anunciado fechamento de unidades do Vapt Vupt no início do mês
Os cortes no Vapt Vupt foram anunciados pelo governador Ronaldo Caiado no dia 5/2. Caiado convocou entrevista coletiva e fez um balaço do primeiro mês à frente do Executivo estadual. Na ocasião, destacou as medidas adotadas pelo governo nos primeiros 30 dias e anunciou reestruturação do Vapt-Vupt.
Na época, Caiado pretendia economizar R$ 51,7 milhões por ano com mudanças na estrutura do serviço de atendimento. Para isso, o democrata queria fazer a exoneração de “servidores ociosos” e fechamento de “unidades pouco utilizadas”.
“São várias as cidades que já estão oferecendo a nós espaços em centros comerciais e shoppings centers a custo zero porque a disponibilização desses serviços atrai as pessoas. Então em um primeiro momento queremos cortar custos com locação de espaços, para isso já estamos em contato com as prefeituras. Queremos dar ainda mais eficiência ao Vapt-Vupt”, disse Caiado, na ocasião.