Faltam menos de dez dias para o feriado de Carnaval, este ano comemorado entre os dias 2 e 5 de março, e como sempre, muitos consumidores goianos decidem de última hora aproveitar as promoções oferecidas pela internet para viajar. Para dar uma mãozinha, o Procon Goiás divulgou uma série de dicas que podem ajudar a evitar problemas na hora de contratar serviços como transporte, hospedagem e alimentação.
Só neste ano, a órgão registrou 22 atendimentos de consumidores que tiveram problemas com o pacotes de viagem comprado pela internet. O problema mais recorrente é a cobrança indevida e/ou abusiva. Depois, a rescisão e alteração do contrato; e dificuldades no cancelamento da compra.
Compra de pacotes de viagem
Para que o consumidor aproveite a viagem com tranquilidade, o Procon Goiás listou algumas dicas que podem auxiliar na compra dos pacotes. Confira abaixo:
– Programe a viagem com antecedência e certifique-se sobre a efetivação do pacote;
– Fique atento ao que é ofertado no pacote (nacionais e internacionais; individuais e coletivos);
– Verifique se a agência de turismo está cadastrada junto ao Ministério do Turismo por meio do site https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/sou-turista/inicio;
– Guarde todos os materiais publicitários relacionados à compra do pacote de viagem ou passagem aérea (recortes de jornais, revistas, “prints” de sites, e-mails, etc.);
– Exija as confirmações de reserva, passagem e demais serviços por escrito, conferindo informações de check-in, check-out e taxas.
– É importante saber os detalhes do serviço oferecido, pois caso haja descumprimento de alguma parte do contrato, esse mesmo material pode ser usado para posterior reclamação ou reivindicação de direitos no Procon Goiás ou na Justiça;
– Examine as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários;
– Apure se o site tem a proteção do Certificado Digital SSL. Analise se no browser há um cadeado fechado. Ao clicar sobre ele, confirme se o certificado digitado está válido e em nome da loja;
– Recomenda-se fazer a verificação do Selo de Segurança do site. A conferência é feita da mesma forma do item acima, mas no rodapé da página;
– Ao acessar o site da loja, confira se o HTPP tem a letra S. Caso esteja HTPPS, você está em um ambiente seguro e pode expor seus dados;
– Exija Nota Fiscal;
– Imprima o contrato ou arquive em local que permita uma futura impressão.
O que deve ser feito em caso de cancelamento?
Se a viagem precisar ser cancelada pelo consumidor, o pedido deve ser feito por escrito, de acordo com o que dispõe o contrato e ao valor total do pacote, uma vez que a empresa pode cobrar multa, sendo que nas compras pela internet o consumidor deverá seguir as orientações do site. Vale lembrar que, quanto mais próximo da viagem for feito o cancelamento, maior será o valor a ser pago.
Agora, se o cancelamento ocorrer por parte da empresa, ela deve fazer o reembolso da quantia paga, incluindo prejuízos financeiros e possíveis danos materiais ou morais.