De acordo com projeto, em até dois anos, após publicação da lei, todos os ônibus do transporte público de Goiânia deverão ter ar-condicionado. A matéria, apresentada na última terça-feira (19/2) na Câmara Municipal de Goiânia, tem como objetivo “garantir o mínimo de conforto” aos usuários do transporte coletivo.
A proposta, de autoria da vereadora Tatiana Lemos (PC do B), segue para votação dos demais vereadores da capital. Caso seja aprovada, as empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo de passageiros do município, depois de a lei publicada, terão prazo de um ano para adequar 50% da frota e dois anos para atingir os 100% dos veículos em circulação.
Instalação de ar-condicionado nos ônibus de Goiânia ficará a cargo das empresas
De acordo com a matéria, as despesas para adaptação dos ônibus ficará por conta das concessionárias e, a empresa que descumprir a lei será primeiramente advertida e no caso de reincidência, estará sujeita a multa de dez vezes o salário mínimo vigente. Ainda de acordo com o projeto, as empresas ficarão impedidas de participar de licitação para prestação do serviço e ainda poderão perder a concessão do contrato em exercício.
Para Tatiana, o cumprimento da exigência deve garantir aos usuários o mínimo de conforto aos usuários, levando em consideração as temperaturas elevadas praticamente o ano todo em Goiânia, além dos problemas enfrentamos diariamente como superlotação e atrasos.
“A instalação de ar-condicionado nos veículos já foi cobrada várias vezes sem que as empresas cumpram o acordado. Esperamos que tornando-se lei, a medida possa garantir um mínimo de conforto a quem faz uso do serviço”, afirma a vereadora.
Novas opções de transporte público em Goiânia
Desde o dia 11 deste mês, usuários de ônibus em Goiânia puderam contar com mais uma opção, o CITYBUS 2.0, modelo de transporte público por aplicativo. A ferramenta pode ser baixada em aparelhos móveis dos sistemas Android e IOS. O preço inicial da corrida será R$ 2,50 e pode chegar a R$ 10; o valor pode ser pago com cartão de crédito ou dinheiro.
Inicialmente, o novo módulo de transporte, que conta uma frota de 14 veículos, atenderá onze bairros da capital, sendo eles: Setor Central, Setor Sul, Jardim Goiás, Universitário, Leste Vila Nova, Setor Bueno, Setor Oeste, Nova Suíça, Bela Vista, Serrinha e Setor Aeroporto. De acordo com os desenvolvedores (HP Transportes), a frota de miniônibus pode aumentar conforme a demanda.
Para o utilizar o serviço, o usuário deve primeiro baixar o aplicativo do CITYBUS 2.0 na lojas virtuais e em seguida fazer um cadastro. Assim que solicitar uma viagem, o app acionará o miniônibus mais próximo e indicará ao passageiro o ponto mais próximo para embarque.