O motorista de um caminhão perdeu o controle da direção e invadiu a central de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo, o gás de cozinha, de um prédio em Rio Quente, região turística de Goiás. O incidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (21/2). O local precisou ser evacuado por conta do vazamento, mas apesar do susto, ninguém ficou ferido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Caldas Novas, que atuaram na ocorrência, o veículo estava trafegando por uma via próxima quando perdeu o controle em uma subida e desceu de ré, batendo contra o alambrado e contra a central de GLP, composta por 15 cilindros de P-190, indicado para uso residencial, predial e comercial.
O bloco do prédio, localizado no Bairro Esplanada do Rio Quente, foi imediatamente evacuado, por conta do vazamento de gás, as ruas foram bloqueadas e desligada a energia elétrica para evitar acidentes. A equipe dos bombeiros contaram com a ajuda dos técnicos da central de gás, para realiza todo trabalho preventivo e isolamento até que o vazamento fosse contido. Ninguém ficou ferido.
Como evitar acidentes com gás de cozinha
O gás de cozinha é um dos produtos essenciais nos domicílios, mas também um dos que mais causam acidentes domésticos, principalmente pelo falta de cuidado no uso. Especialistas listam algumas dicas importantes de como usar o GLP de forma correta e evitar acidentes. Confira abaixo:
- Fique atento aos prazos de validade;
- Ter cuidado com a posição da mangueira;
- Não fazer emenda na mangueira de gás;
- Manter o botijão em local arejado;
- Não deitar o botijão;
- Manter o gás longe de produtos inflamáveis;
- Ajustar o regulador de pressão sem ajuda de ferramentas;
- Sempre fazer o teste de vazamento;
- Se houver vazamento, areje o local;
- Compre o produto somente de revendedores devidamente cadastrados na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).