O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (PROS) aproveitou a sessão desta quinta-feira (21/2) no plenário da Casa para denunciar que recebeu diversas denúncias de servidoras da Câmara que sofreram assédio. O presidente afirmou que os funcionários que forem denunciados por assédio vão ser exonerados.
O vereador afirmou que as denúncias que forem feitas a ele e relatadas na ouvidoria da mulher na Casa, que está sendo criada, o funcionário que cometeu o assédio vai ser exonerado do seu cargo. Durante sua fala Policarpo pediu ajuda aos vereadores e principalmente as vereadoras da Câmara para que fiquem atentas aos casos de assédio e denunciem. “O funcionário que cometer o assédio, mesmo dentro do gabinete de um vereador, eu mesmo vou exonerar esse funcionário”, afirmou o presidente da Casa durante a sessão de hoje.
O vereador lembrou que os casos estão acontecendo por diversas vezes dentro da Câmara e que não foi apenas uma ou duas funcionárias que o procuraram para denunciar.”Eu mesmo irei exonerar o funcionário que fizer isto, então está avisado”, alerta Policarpo.
Além de ser exonerado por Romário Policarpo funcionário pode responder criminalmente pelo ato
Conforme a assessoria do vereador, várias pessoas o procuraram para relatar serem vítimas de assédio, em sua maioria assédio sexual dentro da Casa. A assessoria de Policarpo afirmou que alguns casos aconteceram dentro de gabinetes de vereadores da Casa, com o funcionário por exemplo passando a mão nas pernas da servidora.
A assessoria de Policarpo afirmou que a única orientação repassada pelo vereador, foi para que as servidoras da Câmara façam uma denúncia formal do assédio na Casa para identificar o autor e abrir processo administrativo para apurar as denúncias. Vale ressaltar que o funcionário que for denunciado pelo crime, além de perder o cargo pode responder criminalmente.