O corpo do estudante de medicina do Rio de Janeiro, Daniel Chagas Dalpian, de 22 anos, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (21/2) na Cachoeira da Carioca, no Distrito de São Jorge em Alto Paraíso de Goiás, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) afirmou que o Daniel estava em uma viagem com um grupo de amigos, quando se afogou na Cachoeira na tarde da última quarta-feira (20/2). Conforme a corporação, os amigos do estudante relataram que o jovem estava nadando quando o volume de água aumentou e arrastou o Daniel. Além de ser arrastado pela correnteza o rapaz caiu de uma cachoeira e não foi mais visto pelos amigos.
De acordo com os bombeiros, os amigos de Daneil chamaram a corporação para iniciar as buscas pelo rapaz ainda na noite de ontem, por volta das 18h45. A corporação afirmou que iniciou aos trabalhos, mas devido a chuva que caía na região as buscas por Daniel foram suspensas e retomadas hoje.
Corpo do estudante de medicina foi encontrado a 10 metros de profundidade
Os mergulhadores retomaram os trabalhos no poço em que Daniel foi visto pela última vez, percorrendo o trajeto da correnteza e por volta das 10h25 o corpo do jovem foi encontrado a 10 metros de profundidade.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se manifestou por meio de nota publicada em seu site na manhã de hoje, após o corpo de Daniel ser encontrado pelos Bombeiros. Na nota o ICMBio lamenta a morte do rapaz que morreu afogado após uma queda acidental na base da Cachoeira das Cariocas. Além de lamentar o incidente, o instituto afirmou que se solidariza com os familiares e amigos de Daniel.
Confira a nota do Instituto
“Com muito pesar, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa a ocorrência de um acidente fatal numa cachoeira no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), na quarta-feira (20). Segundo informações, o estudante Daniel Chagas Dalpian, de 22 anos, sofreu uma queda acidental no poço situado na base da Cachoeira das Cariocas, aproximadamente às 13h de ontem.O Corpo de Bombeiros foi acionado prontamente, e esteve local avaliando as circunstâncias do acidente e preparando o mergulho de busca e salvamento.
No início da manhã de hoje (21/02) as buscas foram retomadas, com equipe composta por bombeiros militares de Goiás, brigadistas/ICMBio, analista ambiental do PNCV/ICMBio e guias locais especialistas em busca e salvamento. Às 10:22h o corpo da vítima foi encontrado, no mesmo local do acidente. A brigada em atuação, comandada pelo Sargento Leonel (CBMGO), é composta por mergulhadores experientes na região da Chapada dos Veadeiros.
O gestor do Parque, Fernando Tatagiba, e toda a equipe, prestaram o apoio nas buscas pelo visitante. A Polícia Civil foi informada, para trâmites necessários à liberação do corpo. A equipe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a direção do ICMBIo lamentam imensamente o ocorrido e se solidarizam com familiares e amigos de Daniel Dalpian.”