Representantes da Enel Distribuição S/A participaram nesta terça-feira (19/2) de uma reunião na sede do Procon Goiás para discutir as melhorias e os problemas verificados na distribuição de energia por parte da empresa para o Estado. O Procon Goiás afirmou que até a última segunda-feira (18/2) recebeu 588 reclamações, que representa um aumento de 100% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 291 reclamações contra os serviços prestados pela Enel.
Conforme os dados divulgados pelo Procon Goiás, as principais reclamações contra a empresa no órgão são: cobranças indevidas nas faturas, má prestação de serviços decorrente do tempo de espera para atendimento presencial, a inoperância do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), o descumprimento de prazos de atendimento telefônico e as quedas de energias registradas durante o fim do ano passado e o início deste que causaram prejuízos aos consumidores.
A superintendente em exercício, Rosânia Nunes afirmou que foram abertos dois processos de investigação preliminar devido as quedas de energia desde o final do ano passado e do início deste ano, que além de deixar os consumidores sem luz, causaram grandes prejuízos aos produtores rurais do Estado.
Superintendente pediu uma cópia do plano de melhorias da Enel que vai ser entregue a Aneel
Com a abertura dos processos, Rosânia lembrou que o procedimento visa aplicar sanções administrativas a Enel, que estão previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) pelos danos causados à população goiana, pelas sucessivas quedas de energia no Estado.
“O consumidor procura o Procon Goiás quando a empresa não conseguiu resolver a demanda, ou não apresentou uma solução para o problema no tempo certo, de acordo com a Agência Reguladora”, explica a superintendente. Além disto, Rosânia cobrou melhorias nos serviços prestados pela Enel à população goiana.
Outro pedido feito durante a reunião, foi de uma cópia do plano emergencial que vai ser entregue a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 25 deste mês, também seja entregue ao órgão de defesa do consumidor do Estado.
Na reunião que teve a participação do ouvidor da Enel, Daniel Lopes, o mesmo informou que vai consultar o setor regulatório e informar o prazo de dez dias para divulgação dos planos de metas e melhorias a serem adotados pela empresa em Goiás.
Requerimentos para criação de (CPI) contra a Enel foram apresentados na Alego
Além do Procon Goiás, os deputados Alysson Lima (PRB), Bruno Peixoto (MDB) e Henrique Arantes (PTB) entraram com requerimentos na Assembleia legislativa do Estado de Goiás (Alego), para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os serviços prestados pela Enel e a compra da Celg D pela empresa.
A proposta do deputado estadual Alysson Lima é para que a CPI seja criada para investigar a venda da Celg D para a Enel em 2016. A outra proposta dos parlamentares Bruno Peixoto e Henrique Arantes, visa a análise do contrato de prestação de serviços da Enel em Goiás.
A tendência a princípio é que como os deputados apresentaram dois requerimentos para a criação da CPI para investigar a Enel, é que eles apresentem um requerimento em conjunto, para que a Comissão possa ser criada na Casa.