No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados

Cegecon vai demitir 85 profissionais do Basileu França até março

Por Hélio Lemes
Publicado em 18/02/2019 às 19:02
Cegecon vai demitir 85 profissionais do Basileu França até março deste ano

Foto: Reprodução

Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Pinterest

O Ministério Público do Trabalho (MPT) promoveu na tarde desta segunda-feira (18/2) uma audiência entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (SINTEGO), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (SED)  e da Organização Social (OS) Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon) para debater as questões sobre as demissões dos professores do Basileu França.

Durante a audiência o Cegecon afirmou que não admite que as dispensa sem justa causa estejam sendo feitas de forma discriminatória. Conforme a ata da audiência desta tarde, a OS afirmou que a demissão dos professores é necessária devido a reestruturação administrativa e a quantidade dos contratos feito com a SED.

Leia também

PCGO investiga golpe com carro alugado usado como garantia de dívida, em Goiânia

PC investiga golpe com carro alugado usado como garantia de dívida, em Goiânia

Mãe é presa suspeita de torturar filha de 1 ano para tentar reatar com ex, em Anápolis

Mãe é presa suspeita de torturar filha de 1 ano para tentar reatar com ex, em Anápolis

Conforme a ata, a previsão é de que 85 professores do Basileu França sejam demitidos até março de 2019 e que 23 demissões de professores e funcionários administrativos foram efetuadas até a última sexta-feira (15/2). Na audiência, a Cegecon afirmou que as demissões efetuadas foram conforme os critérios de impessoalidade, com base na nota técnica e ainda pediu um prazo para poder se manifestar sobre as questões de dispensas discriminatórias.

Além da questão envolvendo a dispensa dos profissionais, a OS determinou o prazo para que as aulas na instituição sejam retomadas. Conforme a ata da audiência, nesta terça-feira (19/2) vai ser emitido um comunicado, no qual a Cegecon informa que as aulas retornam no dia 25  deste mês.

Sintego pede que Cegecon respeite  cláusula primeira do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) 341/2018 com os professores do Basileu França

Representante dos professores o Sintego afirmou ter as atas de outras reuniões com os professores e cópias do aviso prévio. Diante das apresentações feitas pelo sindicato, o mesmo pediu para que a Cegecon respeite a cláusula primeira do TAC 341/2018, e que o MPT análise as provas apresentadas para que a obrigação do TAC seja cumprida pela OS.

Por sua vez, a procuradora Milena Cristina, que presidiu a audiência, deu o prazo de 10 dias para que a Cegecon possa se manifestar sobre a proposta do TAC de pagar as verbas rescisórias dentro de 10 dias a partir da data do encerramento do contrato. Além da proposta do TAC, a procuradora pediu para que a OS apresente uma lista com os nomes dos funcionários dispensados nos últimos 10 dias pela Cegecon e os documentos sobre o pagamento das parcelas trabalhistas aos funcionários demitidos.

Caso não seja cumprido o acordo firmado na tarde de hoje, o MPT vai mover uma ação civil pública para o pagamento das verbas rescisórias , como por dano moral contra a Cegecon e o governo do Estado de Goiás.

Professores demitidos do Basileu França tem medo de não receber os salários

Três professores que haviam sido demitidos anteriormente, e tiveram que ser reintegrados pela OS, foram dispensados novamente. Entre eles está o professor Gabriel Coelho que conversou com o Portal Dia Online e afirmou que tem medo de sofrer assédio na instituição caso seja reintegrado e de não receber o que lhe é devido pela Cegecon.

“Olha eu pessoalmente tenho dois medos, o primeiro é de sofrer assédio na escola caso eu seja reintegrado. Pois na primeira vez que eu fui demitido, eu estive na escola para pegar o meu oleritim para anexar ao processo e nesse dia fui escoltado por dois seguranças armados até a secretaria”, conta o professor.

O outro medo de Gabriel é passar pela mesma coisa que outros colegas de trabalham estão passado, pois conforme o educador esses profissionais foram demitido e outros até pediram demissão, mas até o momento não receberam nada da Cegecon.

“Eu tenho medo de não receber o que eles me devem, pois eles estão até hoje tentando quitar o mês de novembro, e sempre deixam três meses de salários atrasados”, explica Gabriel

A reportagem entrou em contato com a Cegecon que até a publicação desta matéria não se posicionou sobre o caso. Em contra partida, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi) respondeu por meio de nota enviada à reportagem.

Em nota a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi) afirmou que não foi convidada para audiência da última segunda-feira (18) no Ministério Público do Trabalho (MPT). Além disto, a Sedi informou que cabe ao governo repassar os valores acordados em contratos com o Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon) e que é de total responsabilidade do Cegecon a contratação e dispensa dos funcionários do Basileu França. A secretaria afirmou também que referente as discussões sobre o pagamento dos salários, está acompanhando desde o início e que esta aberta ao diálogo com todos os envolvidos para solucionar o problema da forma mais rápida possível.

O Portal Dia Online ressalta que o espaço fica aberto para que a Cegecon possa se posicionar sobre as demissões dos funcionários do Basileu França.

Tags: basileu françaprofessores demtidos

Notícias relacionadas

Quadrilha que aplicava golpes em empréstimos consignados é alvo da PF em Goiânia

Quadrilha que aplicava golpes em empréstimos consignados é alvo da PF em Goiânia

A Polícia Federal iniciou na manhã desta quarta-feira (7) a Operação Insider Key, com o intuito de desmantelar uma...

Mãe é presa suspeita de matar filho com golpes de machado na cabeça, em Buriti Alegre

Mãe é presa suspeita de matar filho com golpes de machado na cabeça, em Buriti Alegre

Uma mulher, de 48 anos, foi presa suspeita de matar o próprio filho, de 17 anos, com golpes de...

Siga o Portal Dia nas redes sociais

Sobre o Dia

  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Editorias

  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Mercado de Trabalho
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Trânsito
  • Uncategorized
  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Redes Sociais

© 2024 - Todos os direitos reservados.

Segurança e Privacidade

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.