A semana começa com chuva volumosa em Goiânia e em outras cidades do interior de Goiás. Neste domingo (17/2), o tempo carregado predomina no estado e, de acordo com o site ClimaTempo, deve chover 30 milímetros por metro quadrado, ou seja, o volume de água é maior que em outros dias chuvosos. Hoje a temperatura mínima registrada é 24º e máxima 28º.
Nesta segunda-feira (18/2) o dia será de sol com muitas nuvens e possibilidade de chuva a qualquer hora. Deve chover cerca de 22 milímetros. Já na terça-feira (19/2), o volume de água deve ser menor, aproximadamente 5 milímetros, também com sol com muitas nuvens e possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.
De acordo com a previsão, no dia 20, próxima quarta-feira, o dia será de sol e aumento de nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite; as temperaturas ficam entre 24º e 35º. Na quinta-feira (21/2) pode chover a qualquer hora do dia, e são esperados 6mm de água. Já na sexta-feira (22/2) não deve chover, a máxima será de 35º e mínima de 24º.
Fluxo de umidade provoca chuva volumosa em Goiás
Segundo o site, as chuvas volumosas no estado são ocasionadas pelo fluxo de umidade que vem do Norte do Brasil que está constante sobre Centro-Oeste e que deve se manter nos próximos dias, ajudando a espalhar muita nebulosidade.
Além disso, o ClimaTempo explica ainda que um novo sistema de baixa pressão atmosférica, que vai se formar entre São Paulo e o Rio Janeiro, acaba estimulando a concentração de umidade e a formação das nuvens de chuva, principalmente entre Goiás e o Distrito Federal.
A chuva em Goiás vem depois de registrados os dias mais quentes no mês de janeiro dos últimos anos. Entre os dias 3 e 22 de janeiro, os goianos enfrentaram os dias com recorde de calor em Goiânia e outras regiões do estado.
No dia 22 a temperatura na capital ultrapassou os 35°C, registrando assim o terceiro recorde de dia mais quente do ano, segundo dados do site ClimaTempo. O calor superou os 34,8°C do dia 16 de janeiro e os 34,7°C dos dias 3 e 12 do mês passado.