Representantes da Marinha estiveram na tarde da última sexta-feira (15/2) com o governador Ronaldo Caiado (DEM) e manifestaram o seu interesse em implantar uma escola pública com a gerência da Marinha, em Goiás.
A proposta de trazer a escola da Marinha para Goiás é da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR) e foi bem aceita por Caiado, que deu a missão de visitar a escola em Palmas à secretaria de Educação Fátima Gavioli.
O Almirante do 7º Distrito Naval da Marinha, Sérgio Goldstein, afirmou que a primeira reunião foi apenas uma tratativa para seguir com o projeto. Na capital do Tocantins por exemplo, a escola com gestão da Marinha é de tempo integral e atende aproximadamente 1,2 mil crianças e adolescentes do ensino fundamento ao médio.
Goldstein explicou que a escola além de atender os alunos dos ensinos fundamental e médio, é também uma instituição bem equipada e com vários atrativos como piscina, quadra coberta, horta, um viveiro de peixes e aquecimento solar. Conforme o almirante, além destas coisas, a escola trabalha o patriotismo, a coesão, a liderança e o companheirismo.
Escola da Marinha vai ser implantada em Luziânia no Entorno do Distrito Federal
Ronaldo Caiado passou a missão a secretária de educação Fátima Gavioli, para que ela possa visitar a escola com a gerência da Marinha em Palmas e avaliar a melhor maneira de implantar ela em Goiás.
“Eu pedi a minha secretária da Educação que visitasse o local em Palmas e, aí, viabilizarmos a implantação dela na cidade de Luziânia, onde teríamos uma escola com as características apropriadas para a instalação do curso, orientado pelo Comando do 7º Distrito Naval da Marinha Brasileira”, afirmou.
Conforme o governador a escolha por Luziânia é por ser uma das áreas de maior vulnerabilidade social em Goiás e que têm as melhores condições para implantar a escola com os cursos gerenciados pelo Comando do 7º Distrito Naval da Marinha Brasileira.