A Polícia Civil, através da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor do Estado de Goiás (Decon), deflagrou na manhã desta quinta-feira (14/2) uma operação que tem como objetivo desarticular uma quadrilha especializada em vários tipos de fraudes cometidas para furto de energia elétrica. Entre os presos na operação está um funcionário terceirizado da Enel que atuava justamente no setor de fiscalização.
Conforme informações do delegado adjunto da Decon e responsável pela operação, Rodrigo Godinho, a Operação Energia Negativa cumpriu, até agora, quatro mandados de prisão. Mandados de busca e apreensão, de quantidade ainda não informada, estão sendo cumpridos em residências e estabelecimentos comerciais.
O delegado Rodrigo Godinho conta que os suspeitos trabalhavam em conjunto no esquema que roubava energia elétrica em Goiás. Segundo Godinho, Paulo Ricardo Alves Pinheiro Duarte, um dos presos, é funcionário de uma empresa terceirizada da Enel Distribuição, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Goiás, e atuava no setor de fiscalizações.
Os outros três presos, Murillo Marques de Moraes Barra, Fabiano Pereira da Costa e Gustavo Furtado Paiva, são eletricistas que realizavam as fraudes em equipamentos específicos para furtar energia elétrica.
Investigações da Operação para apurar roubo de energia elétrica em Goiás vinha desde agosto do ano passado
Ainda segundo o delegado responsável pelo caso, as investigações para apurar o esquema de fraudes e roubo de energia elétrica vinham desde agosto do ano passado. Godinho conta que a investigação ainda está em curso para apurar a extensão do esquema, que pode abarcar além da grande Goiânia, várias cidades do interior.
A operação conta com o apoio da Polícia Técnico-Científica.
Detalhes do caso serão apresentados em coletiva de imprensa na manhã de hoje, na Decon, com os delegados Rodrigo Godinho e Gylson Ferreira, titular da delegacia.
A reportagem do Dia Online entrou em contato com a Enel para obter um posicionamento a respeito do caso e da prisão do funcionário ligado à empresa, e aguarda um retorno.
Procon Goiás recebeu 80 reclamações por cobrança indevida da Enel nos primeiros 21 dias do ano
De acordo com dados divulgados pelo Procon Goiás na última semana, somente nos primeiros 21 dias de 2019, o órgão recebeu 184 reclamações contra a Enel Distribuição. Desse número, um total de 80 pesam contra a empresa por cobranças indevidas ao consumidor.
Entre os dias 16 a 18 de janeiro deste ano, fiscais do Procon Goiás estiveram em diversos estabelecimentos comerciais e residências da capital. Foi constatada a má prestação do serviço nos setores Cidade Jardim, Estrela Dalva e Parque Eldorado Oeste. Sendo que, neste último os usuários narraram que ficaram sem energia por aproximadamente quatro dias.
À época, por meio de nota, a Enel Distribuição Goiás minimizou as ocorrências de cobranças indevidas e disse que esses casos correspondem “a menos de 1% dos atendimentos”.
Enel se manifestou sobre operação da Polícia Civil
Por meio de nota, a Enel Distribuição se posicionou e informou que atuou juntamente com a Decon na operação que prendeu um funcionário terceirizado da empresa.
Disse também que a empresa “adota rigorosos padrões éticos em suas operações e reprova qualquer tipo de desvio de conduta”. Veja a nota na íntegra a seguir:
“A Enel Distribuição Goiás informa que atuou em parceria com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor do Estado de Goiás (Decon) na operação que levou à prisão de 4 pessoas, entre os quais um funcionário terceirizado da empresa.
A distribuidora ressalta que adota rigorosos padrões éticos em suas operações e reprova qualquer tipo de desvio de conduta. A ação teve início a partir de denúncias nos canais de atendimento da Enel, que mantém controles de segurança para garantir a transparência de todos os seus processos. Em caso de desvios de conduta, a empresa monitora e trabalha em parceria com a polícia para identificar os autores.
A companhia reforça, ainda, que além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela empresa, coloca em risco a segurança das pessoas e impacta na tarifa de energia.
A Enel Distribuição Goiás orienta que os clientes procurem a empresa caso seja necessário solicitar serviços ou em caso de dúvidas pelos seguintes canais de atendimento: agência virtual no site da distribuidora (www.enel.com.br), pela Central de Atendimento (0800-62-0196), ou pelos perfis nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@EnelClientesBR).”