Um dos criminosos mais procurados pela polícia, antes de ser preso no início de 2018, acaba de entrar com pedido de Habeas Corpus junto à Justiça. André Luiz de Oliveira Lima, de 37 anos, vulgo Andrezinho, é o líder em Goiás da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e cumpre vários mandados de prisão no Núcleo de Custódia, em Aparecida de Goiânia
De acordo com o advogado de Andrezinho a um jornal local, Emerson Vita, os pedidos foram feitos na semana passada e ele agora aguarda a decisão da justiça. “São pedidos sobre a pena dele, sobre o tempo de cumprimento”, disse Vita, que evitou entrar em detalhes sobre, inclusive, o conteúdo e as justificativas feitas nos autos processuais. O defensor ainda disse que a decisão pode acontecer a qualquer momento.
As solicitações estão na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), e a decisão deverá ficar a cargo da desembargadora Carmecy Rosa Maria Alves de Oliveira. Dois habeas corpus foram protocolados na Justiça. Um deles, no dia 4 de fevereiro, teve pedido de juntada de processo para que a magistrada tenha mais informações sobre o que foi pedido inicialmente. No dia 7 de fevereiro a defesa protocolou outro pedido, que já tem os autos conclusos, mas ainda segue sem decisão.
Entretanto, o advogado de Andrezinho esclarece que mesmo com as decisões, o cliente ainda não pode ser solto. “Ele está preso em cumprimento a mais de dois mandados de prisão. Ainda que estas duas situações atuais sejam atendidas, ele seguirá preso para cumprir as determinações judiciais”, disse.
A prisão de Andrezinho, líder do Comando Vermelho em Goiás
Andrezinho foi preso na manhã do dia 28 de fevereiro do ano passado, em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina. Conforme informações da Polícia Civil na época, Andrezinho estava foragido do sistema penitenciário goiano desde 2015. O líder do CV em Goiás possui 10 condenações na Justiça, sendo quatro por tráfico de drogas, quatro por porte ilegal de arma de fogo, uma por himcídio e outra por uso de documento falso.
O Comando Vermelho
O Comando Vermelho (CV) é outra das maiores organizações criminosas do Brasil. Foi criada em 1979 na prisão Cândido Mendes, na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
Em novembro do ano passado, um dado preocupante relacionado à segurança pública goiana foi entregue pelo Ministério da Segurança Pública ao governador eleito Ronaldo Caiado (DEM). De acordo com o relatório entregue ao democrata, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) contam com ao menos 1.500 membros em Goiás, respectivamente.