Os vereadores Zander Fábio (Patriotas) e Andrey Azeredo (MDB) apresentaram um projeto que proíbe os fogos de artifícios ruidosos, em Goiânia. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal, mas vetada pelo prefeitos Iris Rezende (MDB) e na sessão desta quinta-feira (7/2), o veto do gestor foi derrubado por maioria absoluta, 21 votos a favor e apenas 1 contra.
Com a derrubada do veto, a proposta dos vereadores passa a ser lei municipal a partir do momento que for promulgada e ter início imediato na capital. O vereador Zander Fábio aproveitou a oportunidade para agradecer aos colegas que votaram a favor da derrubada do veto do prefeito e afirmou a importância da decisão, além de lembrar que em outras capitais do país, também adotam essa lei.
“São fogos de artifícios que não precisam mais ser usados, nós temos os fogos pirotécnicos né, temos aqueles que não precisam fazer ruído e a tem a mesma beleza. Para citar um exemplo, o Reveillon em São Paulo no final do ano, já foi sem ruído, apenas com o show pirotécnico”, explica o Zander.
Portadores de síndromes, crianças, idosos e pequenos animais são os que mais sofrem com os estampidos destes fogos de artifícios
Para o vereador Andrey Azeredo (MDB) a derrubada do veto é para ser comemorado, pois a proibição dos fogos de artifícios ruidosos vai garantir uma melhor qualidade de vida para portadores de síndromes, idosos, crianças e animais. Conforme o vereador, diferente do que a Prefeitura alegou, o projeto não prejudica o mercado dos fogos de artifícios, pois o espetáculo ainda pode ser feito, com os fogos pirotécnicos sem estampidos, conhecidos como fogos de vista.
“Quem sofre com os estampidos muitos altos dos fogos são quem por exemplo é autista, crianças, idosos e os pequenos animais que sofrem com o barulho. A aprovação deste projeto vai gerar uma melhor qualidade de vida para os goianiense, além de colocar em sintonia a nossa legislação com o anseio da população”, salienta Andrey.