Um instalador de ar-condicionado foi baleado por um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Senador Canedo, na noite desta quarta-feira (6/2). O jovem foi atingido com um tiro no tórax enquanto realizava um serviço no telhado de uma casa localizada na Avenida Joinville, no Jardim Novo Mundo, em Goiânia; ele teria sido confundido com um ladrão.
Depois de ser atingido pelo disparo, Mateus Batista Rodrigues, de 22 anos, foi socorrido por pessoas que estavam no local e levado para o Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais). Por conta da gravidade, ele foi encaminhado para o Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO). Mateus deve passar por uma cirurgia ainda na manhã desta quinta-feira (7/2).
Jovem baleado por GCM de Senador Canedo pode ter sido confundido com ladrão
De acordo com testemunhas, Mateus estava no local para fazer a instalação de um ar-condicionado em uma residência da Avenida Joinville, no Jardim Novo Mundo. Ao subir no telhado de uma das casas, o agente, identificado como Rodrigo Fernandes, saiu e deu um tiro em direção ao jovem.
O GCM teria dito que pensou que o instalador de ar-condicionado fosse um ladrão que tentava invadir a casa. Ainda de acordo com as testemunhas, ele teria justificado que não foi avisado sobre a realização do serviço nas proximidades da residência, por isso reagiu com surpresa.
Em nota, a Prefeitura de Senador Canedo informou que o caso está sendo investigado pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal da cidade. Ainda segundo o texto, os agentes têm direito ao porte de arma em serviço, mediante curso específico exigido pela legislação. Mas a nota reitera que no momento do ocorrido o GCM não estava em horário de serviço.
A Prefeitura de Senador Canedo disse ainda que lamenta profundamente o ocorrido e que vai acompanhar a vítima e sua família.