O governador Ronaldo Caiado (DEM) convocou uma entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (5/2) para apresentar os números dos primeiros 30 dias de governo. Além de apresentar os dados do primeiro mês de gestão, Caiado convocou 435 professores aprovados no último concurso da educação em todo o estado.
Durante a apresentação do balanço, Caiado afirmou que nesse primeiro mês sua gestão conseguiu economizar dos cofres públicos o equivalente a R$ 1,7 milhão de reais, através dos cortes de gastos e das mudanças administrativas.
O governador analisou a redução como pouca significativa, mas lembrou que essa economia foi feita a partir de “um esforço muito grande por parte de todas as secretarias do governo”.
Dos 415 professores chamados, 150 são de forma imediata os outros 285 vão tomar posse no mês de abril
Neste primeiro momento Caiado convocou 150 servidores de forma imediata. Outros 285 educadores vão ser chamados no mês de abril deste ano, com um total de 415 professores para tomar posse nos cargos.
Segundo informou durante a coletiva, os servidores aprovados no último concurso e nomeados nesta terça-feira (5/2) vão receber um treinamento para se ambientar às funções e partes burocráticas.
Conforme a publicação de um jornal local, a nomeação dos servidores na data de hoje estava prevista no plano de reestruturação da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). O pagamento do piso salarial para todos os educadores e a transferência dos alunos para outras unidades escolares, devido ao fechamento de algumas escolas no Estado, também estavam previstos no cronograma da Secretaria.
Outra mudança prevista nos planos da Secretaria de Educação é a mudança de sede, que inclusive foi reforçada durante a coletiva pelo governador Ronaldo Caiado e que vai ocorrer no prazo de 60 dias. Com a mudança da sede, o governo prevê uma economia de R$ 6 milhões por ano através da medida adotada.
*Errata: a quantidade de professores nomeados pelos governador é de 435 educadores e não 415 como havia sido divulgado anteriormente.