Um agente penitenciário foi baleado ao sair da Unidade Prisional de Santo Antônio do Descoberto, na madrugada desta sexta-feira (1/2). Tentativa de homicídio contra o vigilante ocorreu depois que um preso morreu e outros quatro ficaram feridos ao tentarem tirar a arma de um agente penitenciário, na tarde de ontem (31/1).
Marcelo Gonçalo, de 40 anos, que havia trabalhado como chefe do plantão, foi atingido por ao menos três tiros no abdômen e braço, mas ainda conseguiu chegar ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde foi socorrido. O crime ocorreu na DF-280, rodovia que liga Santo Antônio do Descoberto à BR-060. Ele foi abordado por dois homens em uma moto.
Segundo a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o agente penitenciário passou por cirurgia no Hospital de Ceilândia, na manhã desta sexta-feira; ele continua internado.
Presos tentam tirar arma de agente penitenciário em Santo Antônio do Descoberto
Na tarde de ontem (31/1), um detento da unidade prisional de Santo Antônio do Descoberto, morreu depois de tentar tirar a arma de um agente penitenciário; outros quatro presos também ficaram feridos. O caso é tratado como uma tentativa de rebelião e legítima defesa do vigilante.
Tudo começou durante uma a visita a internos na Unidade Prisional de Santo Antônio do Descoberto. De acordo com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), de um grupo de cinco presos, Otávio Artur Marreiro de Brito foi o primeiro a tentar tirar a arma do agente penitenciário, que disparou pela primeira vez atingindo o rapaz.
Em seguida, os outros quatro presos também avançaram rumo ao vigilante na tentativa de pegar o objeto. Os homens também ficaram feridos pelos disparos; eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados ao hospital da cidade. Os quatro estão estáveis e fora de risco.
A possibilidade de ligação entre os casos não é descartada. Em nota, a DGAP informou que acompanha as investigações.