A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um ônibus em situação irregular que transportava romeiros, no fim da tarde da última segunda-feira (28/1), na BR-040, em Cristalina, entorno do Distrito Federal. O ônibus “pirata”, lotado de peregrinos, saiu do Tocantins no último domingo (27/1) e teria como destino a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.
De acordo com informações da PRF, o ônibus clandestino que trafegava irregularmente pela BR-040, em Cristalina e levava 55 romeiros, teve a viagem interrompida por irregularidades da empresa contratada.
O veículo, que saiu de Araguaíana, no Tocantins, no último domingo, teria como destino diversas cidades religiosas, entre elas Aparecida do Norte, em São Paulo, e Trindade, em Goiás. A volta dos religiosos estava programada para o dia 4 de fevereiro.
Ao ser abordado pela PRF, o motorista apresentou uma autorização de viagem de outro veículo, na tentativa de driblar a fiscalização. Porém os policiais logo constataram que o ônibus clandestino, além de não ter autorização de viagem, estava com licenciamento vencido desde 2016 e apresentava três restrições judiciais. Com isso, o ônibus não poderia estar circulando.
Ônibus pirata já havia sido detido pela PRF em dezembro do ano passado
Em dezembro de 2018 este mesmo veículo foi abordado pela PRF em Barra Velha, em Santa Catarina. Na ocasião, a documentação do veículo foi retida para que o proprietário providenciasse a regularização. O documento deveria ser devolvido após providência das devidas pendências.
As orientações feitas pela PRF foram ignoradas e o ônibus realizava mais uma viagem clandestina na tarde de ontem (28/1). Os policiais explicaram aos passageiros o motivo do impedimento da viagem e escoltaram o veículo até um hotel na cidade de Cristalina, onde ainda aguardam a chegada de um novo ônibus. Após isto, o ônibus retornou à unidade da PRF, local onde será retido até regularização.