Uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária (VS) e a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) terminou com a interdição de uma clínica psiquiátrica particular, no Setor Aeroporto Sul, em Aparecida de Goiânia, região metropolitana da capital, na manhã desta terça-feira (29/1).
Segundo a polícia, durante a averiguação do estabelecimento, tanto a PC como a Vigilância Sanitárias encontraram uma série de irregularidades para o funcionamento da clínica. A polícia afirmou que entre as irregularidades verificadas estão receitas em branco, pessoas que estavam internadas obrigadas, documentos vencidos e pacientes com sinais de agressão.
A delegada titular do 2º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia, Cybelle Tristão, foi até a unidade e afirmou que na clínica contava com pelo menos 62 internos. Conforme a delegada informou em entrevista à rádio CBN, alguns dos pacientes pediram para deixar a clínica, mas foram obrigados a permanecer na unidade. Toda documentação falsificada foi apreendida e a polícia investiga o caso.
Advogado afirma que clínica está regular
O advogado da clínica, Diego Bringel, afirmou em entrevista ao G1 que a unidade está regular e que tudo vai ser esclarecido durante o inquérito que investiga as irregularidades encontradas na unidade, que terminou com a interdição da clínica no início da tarde desta terça-feira.
Os pacientes que estavam internados na clínica estão sob responsabilidade da Vigilância Sanitária e vão ser encaminhados para outras unidades conforme a disponibilidade de vagas. Conforme a publicação, os parentes dos pacientes que moram em Goiânia buscaram os familiares.
A ação que terminou com a interdição da clínica acabou também com o proprietário e funcionários da unidade presos. Os detidos foram levados para o 4º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia, para prestar esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas na unidade.
Entre os crimes que serão investigados pela polícia, estão o uso de documento falso e crime ambiental, pois a Secretaria de Meio Ambiente do município encontrou uma fossa para que os dejeto líquidos fossem lançados em uma nascente.