No ano passado, 13.646 meninas, o que corresponde a 2,40% das adolescente do estado, com idade entre 10 e 19 anos, ficaram grávidas em Goiás. O número é 2,89% menor que nos últimos quatro anos, mas ainda representa risco à saúde pública. Os dados foram divulgados no último dia 25, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/GO), que em 2019 pretende reduzir em 1% a proporção de gravidez na adolescência.
O levantamento mostra queda, mas as diferenças regionais são evidentes e demonstram a necessidade de um trabalho de prevenção intenso, segundo a SES/GO. “Nas regiões Nordeste 1 e 2 de Goiás, por exemplo, identificamos que em média 20% das gestantes têm idade entre 10 e 19 anos, aproximadamente o dobro do porcentual de outras regiões”, compara a coordenadora de Saúde do Adolescente e Pessoas em Situação de Violência da SES, Ana Maria Passos Soares.
Para a coordenadora, um dos principais motivos pela incidência de gravidez nessa faixa etária é a falta de orientação sexual na família e na escola, o que resulta em adolescentes desinformados e com comportamentos de risco, como a gravidez indesejada. “Evasão escolar, mortalidade materna, nascimento prematuro, aborto natural e ruptura do colo de útero são alguns dos riscos da gravidez nessa fase da vida”, reforça Ana Maria.
Adolescentes grávidas em Goiás
A gravidez na adolescência também está ligada a fatores culturais, ambientais e sexuais, no ambiente no qual essa jovem está inserida. “Entendemos o comportamento sexual do adolescente por meio do ambiente em que vive; suas atitudes são também determinadas pelos modelos existentes em suas vivências”, descreve a coordenadora.
“Quanto mais cedo o adolescente entrar na puberdade, mais cedo acontecerá seu amadurecimento biológico, o que não necessariamente coincide com o desenvolvimento emocional e cognitivo; e isso constitui, portanto, fator de risco para uma iniciação sexual prematura e suas negativas consequências como a gravidez não planejada”, reafirma Ana Maria.
Anualmente, com o objetivo de informar e prevenir a gravidez na adolescência, a Lei federal nº 13.798 instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que deve ocorrer a partir de 1º de fevereiro.