Crianças e adolescentes, estudantes das escolas municipais de Aparecida de Goiânia, poderão contar com aulas de robótica em sala. O projeto pioneiro teve início na Escola Municipal Francisco Rafael Campos no Conjunto Planície, para alunos de 12 a 15 anos, e agora será implementado em outras 20 unidades e posteriormente em todas as outras escolas municipais. Essa e outras ações estão previstas no programa Cidade Inteligente que é desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“A partir do resultado com a primeira turma, tomei uma decisão. Estarei levando robótica para todas as escolas fundamentais do município de Aparecida de Goiânia”, comemora o prefeito Gustavo Mendanha. O principal objetivo, de acordo com ele, é tornar a cidade inteligente, facilitando a vida das pessoas por meio da tecnologia.
Aulas de robótica em Aparecida de Goiânia
A robótica consiste no estudo, planejamento e elaboração de projetos relacionados a robôs de todos os tipos. Mesmo parecendo uma atividade muito elaborada e restrita para especialistas, ela também pode ser aplicada nas escolas, para crianças e adolescentes, em sua versão educacional. O uso dessa tecnologia contribui para o desenvolvimento educacional, desperta a criatividade, incentiva o trabalho em equipe, e ainda facilita o aprendizado de disciplinas com matemática, física, química e inglês.
Em 2019, o projeto de aulas de robótica será expandido, inicialmente, para outras 20 unidades de ensino de Aparecida de Goiânia. As aulas são dinâmicas e participativas, o que torna o conteúdo mais atrativo; elas são divididas em quatro grades, sendo elas: conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura; Matemática; Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia); e Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Conhecimentos Gerais).
Os alunos participantes do projeto de robótica participam, além das atividades em sala de aula, torneios de robótica. A primeira competição, First Lego League, no qual a equipe da Escola Municipal Francisco Rafael Campos participou, ocorreu em novembro do ano passando. Ao todo, 44 escolas da região Centro-Oeste apresentaram seus projetos.