A Escola Municipal de Tempo Integral Santa Terezinha, que fica na zona rural de Goiânia, desenvolve desde setembro de 2017, um projeto em que aproximadamente 30 alunos da instituição aprendem a tocar violino. O projeto leva o nome de Cajuzinhos do Cerrado, e as crianças fizeram algumas apresentações na capital. O desenvolvimento da proposta e a desenvoltura dos pequenos violinistas, renderam um convite à Escola para se apresentar no 8º Festival Música em Troncoso, na Bahia.
Entre as apresentações que o grupo fez estão a I Mostra da Rede de Núcleos Musicais, o Festival de Arte Educação da Secretaria de Educação e Esporte (SME) de Goiânia. Além destas, o grupo também se apresentou na sede de Orquestra Sinfônica da capital, no VIII Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical e em outras escolas da rede municipal de educação.
Em matéria publicada no site da Prefeitura de Goiânia, o professor de música Igor Viana Monteiro, que idealizou o projeto afirmou que ensinar às crianças a tocar violino traz vários benefícios para elas.
“Os meninos tem hábitos diferentes dentro da escola, melhorando em outras disciplinas do currículo por exemplo. E que o papel da música dentro da escola é de agente transformador, ampliando o leque de conhecimento cultural pelos alunos, além de permitir um melhor desenvolvimento de socialização, cognitivos e psicológicos”, explica o educador.
Cajuzinhos do Cerrado são convidados para tocar em festival na Bahia
A proposta de ensinar os estudante a tocar violino tinha como objetivo motivar os alunos coletivamente. E uma das maneiras encontradas pelo professor, não foi apenas ensinar a tocar, mas contar a história do instrumento, do que ele é feito, quais os cuidados a serem tomados, além da consciência corporal, sonoridade, afinação, memória auditiva e interpretar a música tocada com instrumento.
Conforme a publicação, os estudantes da escola tem aulas com os instrumentos duas vezes por semana, e os ensinamentos são voltados para os meninos com idades entre 8 e 11 anos ou que tenha alguma dificuldade de aprendizagem.
E como diz o ditado popular, quem planta colhe! Implantado na Escola Municipal de Santa Terezinha, em setembro de 2017 e com menos de dois anos de existência e algumas apresentações, a orquestra Cajuzinhos do Cerrado foi convidada no final de 2018 para participar entre os dias 23 e 30 de março do Festival Música em Troncoso, na Bahia.
As crianças vão se apresentar nos dias 25 e 26 antes do início dos concertos e do show da cantora Elba Ramalho. Nos outros dias, os alunos vão participar de toda programação do evento que conta com aulas gratuita e contato com artistas nacionais e internacionais da música clássica, popular, jazz e wold music.