Um homem foi preso na última quarta-feira (23/1) depois de uma denúncia feita por seu vizinho, que relatou à polícia que o suspeito havia dado veneno aos seus cães de estimação. Uma equipe da Polícia Civil compareceu ao local e constatou a morte de um dos cães e o péssimo estado de outro, que vomitava muito. Nas investigações, a polícia verificou que o homem também havia tentado matar um gato, de outro vizinho, além de confirmar uma má fama do homem, que já era um conhecido das autoridades policiais da região.
De acordo com a polícia, Istênio Ribeiro Machado, de 50 anos, foi preso acusado do crime de maus-tratos contra animais domésticos, com aumento de pena em razão da morte de um dos cães. No local, a equipe policial constatou que Istênio havia atirado pedaços de frango com veneno na área externa da residência do vizinho para que os cães comessem.
Ao encontrar os pedaços de frango e vendo que seus cães passavam mal, o dono dos bichinhos ligou para a polícia, contando de suas suspeitas sobre Stênio.
Ainda durante as diligências, os policiais civis descobriram que, na na segunda-feira (21/1), Istênio havia praticado maus-tratos contra o gato de estimação de um outro vizinho dele, tentando matá-lo ao atingir o bichano com um instrumento pontiagudo que causou ferimentos no animal.
Homem que deu veneno para cachorros em Niquelândia é um velho conhecido da polícia
Foi imposta ao homem, pelo delegado de polícia, fiança de 20 salários mínimos (correspondente à quantia de R$ 19.960,00) e uma vez que o suspeito não contava com o valor, foi conduzido para a unidade prisional da cidade, onde ainda está preso.
A polícia destacou que o investigado é figura corriqueira nos meios policiais de Niquelândia, e possui diversos registros criminais, razão pela qual “é bem conhecido por toda a vizinhança onde ele reside”, uma vez que constantemente é motivo de transtornos na região.