Mais um capítulo da novela folha de dezembro. Após o Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás (SINSEP-GO) impetrar na Justiça contra o governo, a juíza Nelma Branco Ferreira Perilo determinou o pagamento do salário atrasado e, ainda, do 13º aos que fizeram aniversário em dezembro.
Na decisão, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) escreveu que o Estado “se abstenha de cometer ato lesivo contra o direito líquido e certo da parte impetrante, assegurando aos substituídos o recebimento de seus salários de forma integral até o dia 10 (dez) do mês subsequente trabalhado, conforme prevê o artigo 96 da Constituição do Estado de Goiás.”
A magistrada ainda diz que, “caso assim não proceda determino que se atualize monetariamente os valores a serem recebidos a título de pagamento salarial até a data do efetivo recebimento.”
Ao Portal Dia Online, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Goiás, Maxsuell Miranda das Neves, informou que pediu o sequestro dos bens do Estado caso não cumpra com a determinação.
Questionado sobre a ida da secretária Cristiane Schimidt ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Max é taxativo: “Ela foi, mas não obteve êxito.”
Acerca de a titular da pasta ter dito que não adiantava entrar na Justiça ou fazer greve, ere ironiza: “A decisão está aí. Se não cumprir, o Estado vai pagar multa.”
Ainda conforme o presidente do sindicato, a categoria não aceita a proposta de parcelamento. “Isso foi decidido em Assembleia. Eu acredito que o Estado tem dinheiro.” Antes de entrar em uma reunião com a secretária na tarde chuvosa desta sexta-feira (18/1), Max diz: “Vejo [a falta de pagamento] como viés político, inclusive quando se responsabiliza o governo passado.”
Caiado: salário de janeiro deve ser pago a professores na segunda-feira, revela presidente do Sintego
Em entrevista ao Jornal do Meio-Dia no início da tarde desta sexta-feira (18/1), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima, revelou que a secretária da Fazenda do Estado de Goiás, Cristiane Schmidt, disse a ela em reunião na Sefaz que os salários dos servidores da Educação referentes a janeiro estarão na conta na próxima segunda-feira (21/1).
A reunião ocorreu na última quinta-feira (17/1), quando o governador Ronaldo Caiado e a secretária da Fazenda, Cristiane Schmidt, se reuniram com representantes do Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos do Estado de Goiás, na Secretaria de Fazenda (Sefaz), para tentar uma negociação com a situação salarial dos servidores públicos de Goiás.