Em entrevista ao Popular, na quarta-feira (16/1), a secretária estadual da Fazenda (Sefaz), Cristiane Schmidt, informou que o governo não vai conseguir pagar o salário de dezembro antes de março.
Ainda em entrevista para a repórter Fabiana Pulcineli, a secretária voltou a dizer que o Estado parcelará os salários. A titular da pasta não conseguiu definir contudo, em quantas vezes o salário do funcionalismo deve ser parcelado. O que Schmidt garantiu é que a folha de dezembro não será quitada antes de março.
Ela explicou que esta definição será possível apenas quando o governo federal concluir, ou não, se o Estado está apto para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Técnicos do Ministério da Economia em Goiás concluíram as pericias na quarta-feira (16/1). As conclusões, contudo, devem ser divulgadas apenas em fevereiro.
“A diferença da entrada ou não no programa federal (RRF) é saber em quantas parcelas vamos conseguir pagar o servidores. Mas estamos fazendo outros vários esforços, independentemente da viabilidade ou não do RRF”, afirmou ao Popular.
O cronograma, diz a reportagem, estabelece o Estado envie as mudanças do projeto de lei do Orçamento 2019, incluindo a despesa da folha de 2018, para a Assembleia Legislativa no final de janeiro. A aprovação, ainda, tem previsão para 11 de fevereiro, em autoconvocação já da nova legislatura, que toma posse no dia 1º.
José Eliton deixou R$ 1,37 bilhão do salário de dezembro folha sem empenho
O ex-governador José Eliton (PSDB) empenhou apenas as folhas dos poderes Judiciário e Legislativo, tribunais de contas, Ministério Público, Defensoria e Secretaria de Saúde, que já foram quitadas. Restou R$ 1,37 bilhão da folha para pagamento.
Ainda conforme Popular, a folha de janeiro começa a ser paga na próxima semana, conforme havia anunciado o governador Ronaldo Caiado (DEM). Segundo a secretária, os técnicos da Sefaz trabalham no próximo fim de semana para conseguir os pagamentos, que devem começar na segunda-feira.
Conforme o jornal, a previsão é que 80% do valor da folha seja quitado até o dia 25. Ainda sobre a folha de dezembro, a secretária diz: “Se tudo correr bem, se o cronograma for cumprido, é bem possível que a gente consiga em março começar a fazer os pagamentos. Mas não estou dando como certo.”