O técnico Renato Gaúcho foi submetido neste sábado a um cirurgia em Porto Alegre para corrigir uma arritmia cardíaca, que é uma alteração no ritmo cardíaco. O técnico e ídolo do Grêmio ficará em observação na UTI do Hospital Moinhos de Vento por 24 horas e há a expectativa de que ele receba alta na segunda-feira.
Isso porque a previsão é de que Renato seja transferido para o quarto no domingo. E, após 24 horas em observação, poderá deixar o hospital. A cirurgia foi realizada pelo cardiologista Leandro Zimmerman, especialista em arritmias do hospital, e acompanhado pelo coordenador médico do Grêmio, Paulo Rabaldo. E a equipe médica explicou que a operação foi bem-sucedida.
“O Renato tinha uma arritmia do coração. Não era algo que causava algum risco imediato de vida. Mas poderia trazer mais problemas no futuro. Se fez uma cauterização de algumas regiões do coração. Foi absolutamente tranquilo, com resultado muito bom. A gente pretendia fazer um isolamento de quatro veias de uma parte do lado esquerdo do coração e isso foi atingido. Ele está acordado, conversando, já está brincando”, afirmou Zimmerman.
Já médico do Grêmio revelou que Renato até brincou quando estava sendo examinado após a cirurgia, mostrando que estava em boas condições. “Falávamos: ‘Mexe essa perna, mexe essa pé’. E aí ele falou: ‘Esse foi o gol do de Tóquio'”, declarou Rabaldo, em referência aos gols marcados na final do Mundial Interclubes de 1983, entre Grêmio e Hamburgo.
Renato teve o problema diagnosticado há quatro anos. Na última quinta-feira, o treinador esteve presente na reapresentação da equipe para o início das atividades da pré-temporada.
A expectativa é para que Renato volte às atividades normais em uma semana. A sua ausência não terá grandes efeitos na rotina da pré-temporada do Grêmio, pois os trabalhos são na sua maior parte físicos neste começo de ano. A estreia da equipe no Campeonato Gaúcho será diante do Novo Hamburgo, em 20 de janeiro, no estádio do Vale. A equipe vai atuar com um jogadores do time B.