Esta segunda-feira, 31 de dezembro, último dia do ano de 2018, deve ser marcada por, além de festas e comemorações do tradicional Réveillon, também pancadas de chuva em Goiânia, capital de Goiás. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, Goiânia, que já amanheceu nublada em quase todo o seu território, deve registrar fortes chuvas com trovoadas ao longo do dia.
A previsão meteorológica da capital goiana foi divulgada pelo Inmet em seu site oficial, e faz um levantamento também de como deve estar o tempo nos próximos dias. Segundo o Instituto, as chuvas só devem dar trégua para Goiânia na próxima sexta-feira, dia 4/1.
Os números do Instituto mostram uma alta probabilidade de tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na tarde de hoje, em Goiânia. Já à noite, segundo o Inmet, a segunda-feira deve ser de céu nublado com chuva isolada.
A umidade máxima chega, hoje, conforme o Inmet, a 90%, e a mínima não vai a menos de 55%. Já amanhã, dia primeiro de janeiro de 2019, terça-feira, o tempo deve ficar encoberto ao longo do dia, com provável chuva fina. A umidade pode chegar até 94%, com mínima de 63%.
Pancadas de chuva em Goiânia e tempestades fizeram estrago na capital esse mês
As fortes chuvas que caíram na região metropolitana no dia 22 deste mês causaram muitos estragos em diversos bairros. Árvores caídas, queda de energia, alagamentos e granizo foram alguns dos problemas enfrentados. De acordo com o Inmet, os ventos chegaram a 60 km/h.
Segundo a Defesa Civil de Goiânia nenhum chamado foi feito para ocorrências por causa da chuva. Foi comunicado ainda que duas equipes estiveram fazendo monitoramento nas vias públicas, em especial nas áreas de risco.
A Companhia de Urbanização de Goiânia – Comurg, registrou oito quedas de arvores e vias públicas e 10 dentro de áreas particulares. A Companhia informou também que todas as vias públicas já estão resolvidas e que ainda estão finalizando os atendimentos da áreas particulares.
Segundo os dados do Comando de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, foi recebido pelo telefone 199 apenas uma ocorrência de queda de arvores em 24 horas.