Com o final do ano, as forças de segurança do Estado de Goiás estão se mobilizando para evitar rebeliões no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, e nos outros presídios do Estado. O planejamento foi anunciado pelo atual Secretario de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) Irapuan Costa Júnior, e pelo diretor-geral de Administração Penitenciária (DGAP), coronel Edson Costa Araújo.
Em matéria publicada pelo site da secretaria, o coronel Edson Costa explicou que o final do ano, com as festa de Natal e Ano Novo, é um momento muito sensível para o sistema prisional pelo risco de rebeliões nas unidades penitenciárias. Conforme declarou o diretor da DGAP, a preocupação não é com os presos que foram beneficiados com as saídas de final de ano, mas com os que ficaram nos presídios.
Para impedir as rebeliões Polícia Militar do Estado de Goiás e DGAP vão reforçar a segurança nas unidade prisionais
Na publicação o secretário ressaltou que os serviços de inteligência da secretaria e da DGAP estão alertas para movimentação dos presos que estão nas penitenciárias, e que a Polícia Militar está pronta para atuar caso seja visto qualquer movimentação estranha nas unidades penitenciárias do Estado.
Irapuan Costa afirmou ainda que além do reforço próximo as regiões dos presídios, o policiamento também foi reforçado em toda capital, e que “a população pode aproveitar as festas de fim de ano tranquila”.
Presídio de Planaltina está pronto
Na publicação o coronel Edson Costa conta que a unidade prisional de Planaltina de Goiás está praticamente pronta, e que apenas falta ser inaugurada oficialmente pelo governo do Estado. Ainda conforme o diretor da DGAP, o presídio já tem condições de receber presos caso eles se rebelem durante o final do ano.
Última rebelião foi registrada no presídio de Goiatuba, no início da semana, quando presos não conseguiram receber drogas e celulares jogadas por um outro homem, do lado de fora da unidade. Os detentos quebraram cadeados e atearam fogo nos colchões, e foi preciso reforço policial para conter o motim.